NOVA IGUAÇU REGISTRA 15 OCORRÊNCIAS APÓS TEMPORAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de dez. de 2021

NOVA IGUAÇU REGISTRA 15 OCORRÊNCIAS APÓS TEMPORAL

Cidade voltou ao estágio de atenção


Nova Iguaçu voltou ao estágio de atenção nesta quarta-feira (15), um dia após o temporal que causou alagamentos em diversos pontos da cidade. Equipes de diversas secretarias municipais seguem trabalhando para reduzir os impactos causados pela tempestade. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, emitido às 10h30min, 15 ocorrências foram registradas. Três pessoas ficaram desalojadas e foram atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Não houve registros de desabrigados ou feridos.

A chuva começou por volta das 15h30min desta terça-feira (14) e logo se intensificou. O Centro foi um dos mais atingidos, com maior acúmulo pluviométrico em Moquetá, onde choveu 70,2 mm em apenas uma hora, o que corresponde a aproximadamente 30% da média mensal de chuva para a região.

Em Moquetá houve ainda a queda de uma árvore sobre um imóvel e queda de telhado. Outras duas árvores caíram em Jardim Laranjeira e Carmari. Também foram registrados deslizamento de barranco em Três Corações, rachadura em imóvel em Figueira, queda de muro em Ponto Chic e alagamentos em Santa Rita, Jardim Nova Era, Posse e Kennedy.

Apesar dos transtornos causados pela chuva, não houve necessidade de abertura dos pontos de apoio.

EQUIPES DA PREFEITURA ATUAM NAS RUAS DA CIDADE

Mais de 110 agentes da prefeitura e voluntários estão atuando em diversos pontos da cidade desde o início da manhã desta quarta-feira (15). Até as 10h30min, 10 das 15 solicitações já haviam sido atendidas pela Defesa Civil. Um imóvel foi totalmente interditado e outro teve interdição parcial.

Equipes da Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) percorreram os bairros cortados pela Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira) para retirar das ruas a lama que desceu da Serra do Vulcão. Um dos pontos mais atingidos foi a Rua Jornalista Valcir Almeida, no Bairro da Luz, onde equipes da Emlurb e da Defesa Civil fizeram, respectivamente, limpeza e vistoria. Já os agentes da Secretaria de Serviços Públicos estão limpando galerias nos bairros Grama, Cerâmica e Posse, obstruídas por lixo.

Funcionários das secretarias municipais de Assistência Social (SEMAS), de Infraestrutura (SEMIF) e de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) também estão atuando nos pontos mais atingidos pela chuva.

A Defesa Civil pede que a população fique atenta aos avisos e alertas emitidos via SMS. Quem não tem o celular cadastrado e deseja receber as informações deve enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e indicar o CEP de interesse, podendo cadastrar mais de um. Após feito o cadastramento, o celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil. O órgão também emite alertas aos telespectadores de serviços de TV por assinatura. As mensagens são exibidas para assinantes da Claro NET, Vivo, Oi, Sky e Nossa TV.

CIDADE CONTA COM PONTOS DE APOIO E ABRIGOS TEMPORÁRIOS

Com a aproximação do verão e as iminentes tempestades típicas da estação, a Defesa Civil, com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, criou uma estratégia para que as famílias que vivem em áreas de risco possam se abrigar da chuva em segurança. Para isso, 36 pontos de apoio e abrigos temporários ficarão disponíveis para a população quando houver fortes chuvas.

Qualquer informação, alteração ou emergência deve ser comunicada imediatamente pelos telefones 199, 3779-0660 ou 98160-9740. Clique aqui para conferir os pontos de apoio e abrigos temporários disponíveis.