NOVA IGUAÇU AMPLIA SUA VOCAÇÃO PARA O ARTESANATO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

22 de dez. de 2021

NOVA IGUAÇU AMPLIA SUA VOCAÇÃO PARA O ARTESANATO


Angela de Lima Pereira, moradora do bairro Cabuçu, de 43 anos, é artesã desde criança. Ela aprendeu com a mãe. As duas faziam bonequinhos para festas e agora ela resgatou o artesanato. “Fiz para suavizar o stress naquele momento inicial da pandemia. Conheci o biscuit. Agora estou trabalhando na criação de personagens estilo FunkoPop (bonecos de personagens) e crio também para pessoas reais. Faço noivinhas e noivinhos para casamentos e qualquer tipo de evento, capturo a imagem das pessoas nas minhas criações”, disse Angela que é uma das 261 novas artesãs e novos artesãos que ingressaram no Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig. Ela recebeu a carteirinha do Programa Municipal em uma cerimônia do Patronato, localizado no Centro de Nova Iguaçu, na última sexta-feira. Os artesãos passaram por um processo de inscrição e avaliação presencial dos produtos.


Funcionária de cartório, Angela viu no artesanato uma oportunidade de ampliar a renda, ter novas possibilidades profissionais e muito mais. “Está sendo um período muito difícil, eu perdi muita gente, e o artesanato entrou para isso. Eu estou mais tranquila. Quero mergulhar no mundo do artesanato, participar das feiras, quero que as pessoas conheçam o meu produto para aumentar as vendas”, completou Angela que realiza suas vendas através do Instragram @mariaelizartesanatos (nome em homenagem à mãe).


Outra artesã que recebeu a carteirinha de artesã, Iara de Jesus Martins, de 32 anos, também moradora do Cabuçu, trabalha em parceria com Angela em um outro projeto: a criação de placas comerciais e de mensagens feitas com madeira reciclada e pintura. A dedicação ao meio ambiente e a sustentabilidade valoriza o produto de Iara. “Eu trabalho com madeira e outros materiais recicláveis e vendo minhas peças pelo Instagram @criarte_dasmeninas em parceria com a Angela. Recuperamos caixotes de madeira da feira e outros tipos de peças e criamos placas comerciais, colocamos mensagens e trechos da Bíblia, o que o cliente solicitar”, destaca Iara. Ela produz também chaveiros com esses materiais reciclados. Nascida em Mato Grosso do Sul, Iara ela está em Nova Iguaçu, há cinco anos e já escreve sua história como tantas pessoas que vieram de outros estados para o município.

“Meu objetivo é fazer feiras, para meu trabalho ficar mais conhecido. Eu vendo pelo Instagram, também divulgo meu trabalho em hortos e sítios. Minhas plaquinhas estão em alguns locais da Via Light”, fala com orgulho Iara.

"As novas artesãs e os novos artesãos se conectam a esse programa de geração de trabalho e renda da Prefeitura de Nova Iguaçu e abrem um leque de oportunidades para potencializar os seus trabalhos. Empreender no Artesanato é uma atitude da Economia Criativa que tantos benefícios proporciona e vai proporcionar ainda mais aos profissionais do artesanato”, afirmou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

O Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu organiza sete feiras de artesanato e quatro de empreendedorismo, o Kiosque das Artes (Morro Agudo) e o Espaço de Artesanato Fenig Mais Top (TopShopping). Além de fomentar o trabalho desses profissionais, a Fenig realiza visitas-guiadas em outros espaços de artesanato e arte dentro da ação Trilhas do Conhecimento, que leva os artesãos a conhecer novas técnicas. A Fundação realiza também palestras, oficinas e workshops para fortalecer a capacitação profissional dos artesãos com orientações sobre empreendedorismo e introdução no mundo digital. Em 2021, um total de 691 novos artesãos ingressaram no Programa, em duas etapas no primeiro e no segundo semestre. Agora são quase 2.800 artesãos cadastrados no Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu.