HÁ PRECISAMENTE MEIO SÉCULO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

7 de dez. de 2021

HÁ PRECISAMENTE MEIO SÉCULO


O Poder Judiciário, com a colaboração do Legislativo e Executivo municipais, organizou significativa solenidade para comemorar, dia 30 de novembro último, no Fórum Itabaiana, a data que assinalou o centenário da elevação do Termo de Iguaçu a Comarca, por força do decreto nº 1637. E o acontecimento se revestiu, como se esperava, de raro brilhantismo, assistindo à festa da Justiça nesta Comarca autoridades e figuras de relevo não só nesta cidade, mas ainda no Estado do Rio e na Guanabara.

******

Conforme noticiamos semana passada, a Câmara Municipal, na última sessão plenária deste ano, realizada terça-feira, dia 30, aprovou mensagem do Executivo que fixa em 20% o aumento do funcionalismo público municipal. A primeira parcela do aumento será paga em 15 de janeiro, e a segunda em 31 de março do próximo ano.

******

Em declarações ao CL, o Sr. José Guedes Sobrinho (Superintendente da Companhia Telefônica Brasileira em Nova Iguaçu) disse que aquela empresa espera concluir as negociações para incorporação definitiva da Companhia Telefônica Fluminense ainda este mês. Ainda segundo o Sr. José Guedes, encontra-se em processo de montagem, na central telefônica da CTF, os equipamentos para receber o sistema DDD (Discagem Direta à Distância), que funcionará, somente, no sentido de entrada em Nova Iguaçu, “provavelmente – disse – no 1º trimestre de 1972”.

******

Dentro do espírito da Reforma do Ensino, o governador Raimundo Padilha, construirá em Nova Iguaçu, em área doada pela Prefeitura, no Jardim Esplanada (próximo ao conjunto da Cohab), um Ginásio Orientado para o Trabalho (GOT), com 24 salas e dois galpões-oficinas, produtos dos esforços do deputado Darcílio Ayres Raunheitti e do vereador Percy Batista Crispim. (A Semana, J. Pontual)

******

Em sua residência na Av. Amaral Peixoto, a distinta Srta. Maria José Fróes Machado, por motivo de seu natalício dia 2 do corrente, ofereceu elegante recepção, às pessoas do círculo de suas relações de amizade, encantando, juntamente com seus familiares, a quantos ali compareceram para abraçá-la cordialmente.

******

No Hospital Souza Aguiar, onde fora internado, faleceu dia 29 de novembro último, aos 66 anos, o Sr. Diógenes Dirceu Palmeira, Fiscal de Rendas e figuras das mais conceituadas e benquistas em Nova Iguaçu, cuja sociedade se consternou com a infausta notícia. Casado com a Sra. Iracema Valadão Palmeira, deixou ele cinco filhos maiores, Domingos Antônio Neto, Diógenes Filho, Dilson, Dilza e Jupira, e dez netos.

******

Como anualmente acontece, o Colégio Iguaçuano está promovendo o Natal dos Pobres, num trabalho coordenado com muito entusiasmo pela Profa. Elza Rodrigues da Silva de Almeida, sendo de se esperar este ano a campanha possibilitará atender a mais de 500 famílias menos favorecidas pela sorte. A distribuição dos mantimentos, roupas e brinquedos está marcada para o próximo dia 12, às 8h, no Colégio. (Notícias de 71, João Barbosa)

******

A programação de Cinema não foi publicada na edição de 4 de dezembro de 1971.