ELÉ SEMOG É DESTAQUE NA "TARDE DE AUTÓGRAFOS" DA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

3 de dez. de 2021

ELÉ SEMOG É DESTAQUE NA "TARDE DE AUTÓGRAFOS" DA FENIG


O poeta, escritor, contista e historiador, Elé Semog é o autor em destaque na "Tarde de Autógrafos", da Sala de Leitura "Livros Para Voar", nesta sexta-feira (3), às 14 horas, no terceiro piso do TopShopping. Em mais uma ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, ele vai autografar o livro “A Galinha Garnisé e outros Eusébios de Queirós – Racismo na Sociabilidade Brasileira”.

Militante do movimento negro, Elé é Mestre em História Comparada (UFRJ/PPGHC), analista de sistemas (SESAT) com especialização em administração de empresas (PUC-Rio) e pedagogo (UNESA), com atuação como Secretário Executivo do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP. Além dessas credenciais, o autor integrou o Grupo Garra Suburbana de teatro de resistência, fundou e contribuiu com o Grupo Negrícia Poesia e Arte de Crioulo, o Grupo Bate-Boca de Poesia, o Bloco de Afoxé LemiAyò, o Jornal Maioria Falante e integrou o Conselho Executivo do Instituto Palmares de Direitos Humanos - IPDH. Foi presidente do Bloco Carnavalesco Passa Régua de Bangu, e ainda coordenou o I, II e III Encontros de Poetas e Ficcionistas Negros Brasileiros. Foi membro da coordenação executiva do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Rio de Janeiro e da Comissão de Políticas de Cotas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.


Em “A Galinha Garnisé e outros Eusébios de Queirós - Racismo na Sociabilidade Brasileira”, ele reúne artigos que fixam o respeito aos direitos e as conquistas que se tornem de fato atitudes públicas. Elé Semog canalizou as angústias de quem vê e sente por dentro de palestras e andanças pelo país em ações do movimento negro e na Academia. “Meu projeto de vida é e sempre foi coletivo”, afirma. Nesse livro, o autor inquieta e chama para a atitude.

A ação “Livros Para Voar”, da Fenig, faz os livros circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. Uma ação de democratização de leitura que amplia o conhecimento. Os 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura estão na sede da Fenig (Av. Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura do TopShopping, Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (na Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (em Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, Cefet-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.