CIDADES NO ESPELHO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de dez. de 2021

CIDADES NO ESPELHO

Vicente Loureiro


Muito tem se falado de cidades inteligentes. Acredito que para se tornar de fato uma “smart city”, a cidade deve primeiro se olhar no espelho. Afinal, ele sempre contém mais do que os olhos podem ver. Além de ter o dom dizer, na lata, a verdade. Que espelho seria esse capaz de refletir com precisão o espaço físico de uma urbe com os impactos dos seus fenômenos antropológicos e naturais?


Seria de um metal super polido e com dimensões que permitisse a cidade ver a si mesma como os outros a veem. Podendo, aqui e ali, corrigir suas imperfeições na busca incessante de aperfeiçoar sua imagem. Tomando cuidado para não cair na tentação do mito de Narciso e, muito menos, deixar que o espelho se quebre, pois pode trazer maus presságios. Ah, e nunca deixar de cobri-lo em casos de tristeza profunda.


São lições da antiga relação dos homens com os espelhos que as cidades devem tomar no afã de se tornarem inteligentes. É necessário conhecer a si mesmas para ficarem melhor e mais capazes de cuidar de cada detalhe sem nunca perder a visão do todo. Para tanto, elas precisarão de suas imagens retratadas com fidedignidade, a altura de suas dimensões e complexidades. Isso pode ser alcançável através de um programa permanente de gestão integrada de informações georreferenciadas. Um grande espelho, em tempo real, que os avanços da tecnologia colocaram diante delas e que ficam mais precisos, abrangentes e baratos a cada dia.


Ser inteligente é saber de si, de seus defeitos e virtudes. Onde estão localizados os pontos obscuros ou invisíveis da sua imagem. E também aqueles a realçar, pois sintetizam as potências do carisma do seu reflexo. O primeiro passo é poder mapear o que pode ser visto, para servir de base a todas as leituras do mapa que se possa fazer ou incrementar, independente do leitor e das lentes usadas. Falo de uma base cartográfica digital: uma foto instantânea, mas atualizável da imagem física da cidade, escarafunchada a laser.

Sempre enriquecida, com raio-x preciso e georreferenciado, de tudo aquilo que foi ou será sobreposto a imagem, no caso das cidades, sobre o seu território original. Tudo devidamente cadastrado e codificado. Alcançando toda e qualquer edificação, entendendo-as como parte integrante e indissociáveis de um grande mosaico construído e em permanente mudança. Cada uma delas, com um código próprio e perene. Uma espécie de CPF dos imóveis. Isso não só é possível como talvez se transforme em um grande passo na redução da burocracia e custos de gestão e transferência deles, incluindo os cartoriais.

Uma imagem refletida com precisão numa boa a base cartográfica pode receber, através da digitalização de dados, as diversas interferências do homem sobre o ambiente construído e natural das cidades. Normalmente abrigadas nas políticas públicas setoriais, mas que, se sobrepostas e correlacionadas entre si, permitirão identificar, por exemplo, o CEP de cada edificação, cidadão ou cidadã em situação de risco ou vulnerabilidade social, entre outras possibilidades. As chances de acertar o alvo com medidas corretivas e preventivas aumenta exponencialmente. O de melhorar a imagem também.

Isso sem falar dos ganhos possíveis no ordenamento do território ocupado pelas cidades. Como o controle da expansão urbana e o acompanhamento efetivo das diretrizes de desenvolvimento traçadas nos Planos Diretores. Enfim, ações básicas e elementares, mas indispensáveis para uma gestão inteligente e inclusiva de tudo que ocorre nas cidades e que se reflete de modo insofismável na sua imagem.

*Vicente Loureiro é arquiteto e urbanista.