PROJETO “MULHERES DISCUTINDO A IDENTIDADE NEGRA” É PARTE DAS COMEMORAÇÕES DO MÊS DE CONSCIÊNCIA NEGRA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

24 de nov. de 2021

PROJETO “MULHERES DISCUTINDO A IDENTIDADE NEGRA” É PARTE DAS COMEMORAÇÕES DO MÊS DE CONSCIÊNCIA NEGRA


Um encontro muito especial começou na última segunda-feira (23) e continua nesta quinta-feira (25), no Cras Maxambomba. As mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Nova Iguaçu e o público em geral interessado são convidados a partilhar experiências no evento “Mulheres Discutindo a Identidade Negra”. Parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e a Secretaria Municipal de Cultura, a ação acontece das 9 às 14h. As participantes vivenciam neste mês da Consciência Negra, palestras sobre direitos da mulher, oficinas de beleza, redação e literatura.


“Para nós, poder receber esse evento é muito gratificante. Nós sabemos como é a luta da mulher negra, do homem negro nessa sociedade desigual. Promover um momento de reflexão da mulher negra é um resgate. Aqui promovemos a coletividade discutindo assuntos únicos que acabam construindo uma identidade”, destacou Kelen Barboza, assistente social, diretora do Cras Maxambomba.

O primeiro dia do evento contou com atividade musical e palestras sobre a história de mulheres negras que mudaram o mundo, identidade feminina e processo de construção da auto-estima, contação de histórias, oficina de artes e criação de estandartes, oficina de maquiagem e auto-cuidado, escrita e produção de rimas e hip-hop.


Marize Conceição, professora da rede municipal e estadual em Nova Iguaçu, mestre e doutoranda, é a idealizadora do encontro. Ela contra que faz um trabalho de construção da identidade com as meninas nas escolas públicas e estende essas ações.

“Acredito que as mulheres podem mudar o mundo. Nós precisamos estar juntas, em rede. Trazer esse trabalho para o Cras com mulheres que têm uma história de vida, muitas em situação de vulnerabilidade social, constrói novas perspectivas. Elas entendem que não estão sozinhas”, reforça Marize.

O Cras Maxambomba fica na Praça Santos Dumont, no centro de Nova Iguaçu.

PROGRAMAÇÃO

Quinta - Dia 25/11 - às 9h – Palestra 1 - "Qual o lugar da mulher no mundo: onde e como eu me posiciono". Palestrante: Mestre em Relações Étnicorraciais, Ana Paula de Araujo Gomes Carvalho; Palestra 2 - "Rompendo o ciclo da violência contra a mulher". Palestrante: Especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica, Alexandra Domingos Belém Ribeiro; às 11h - Palestra - "Identidade feminina e mídia". Palestrante: Jana Guinond, atriz, pedagoga, produtora executiva do Encontro Internacional Alafiá Mundo; às 13h – Contação de histórias e workshop: Um encontro ancestral - IalodêCharmite e Gil Salves; e às 14h - Oficinas: 1 - Tranças e turbante. Oficineira: Rosemery Feliciano Candido (Graduação em Pedagogia – UERJ e Especialização em Diversidade Étnica e Educação Superior –UFRRJ).
2- Maquiagem a química da beleza: autocuidado e confiança. Oficineira: Ketellen Cristina da Costa Soares (estudante de Direito na Universidade Estácio de Sá (5º período); Curso de formação de Professores a nível médio; organizadora de Semana da Consciência Negra junto ao curso de formação de professores do CE Milton Campos. 3 - A escrita feminina na perspectiva afrofuturista, promovendo o autoconhecimento, a comunicação, estimulando a criatividade e projetando novas possibilidades de futuro a partir da perspectiva africana. Oficineira: Luciene M. Ernesto (Lu Ain-Zaila) (Pedagoga-UERJ, Escritora afrofuturista das obras Duologia Brasil 2408 - (In)Verdades e (R)Evolução (2016-2017), Sankofia (2018) e Ìségún (2019), contos em antologias e tem iniciado pesquisas relacionadas à Educação e Literatura. Trabalhando com a importância de futuros e afrofuturos na vivência escolar de alunos de periferias e margens; tem contos públicos especialmente; e às 14h50min – Encerramento com a apresentação e desfile do resultado das oficinas.