IGUALDADE RACIAL É DESTAQUE NA EDIÇÃO ESPECIAL DA TARDE DE AUTÓGRAFOS DA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de nov. de 2021

IGUALDADE RACIAL É DESTAQUE NA EDIÇÃO ESPECIAL DA TARDE DE AUTÓGRAFOS DA FENIG


Escritor, Juiz de Paz e Mestre, Ozias Inocêncio se dedica à questão do Direito e Igualdade Racial e é o destaque desta sexta-feira (26), às 14h, na Tarde de Autógrafos da Sala de Leitura Livros para Voar, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. Ele vai autografar o livro “Diversidade Étnica – estudo sobre a população negra no ensino superior brasileiro” na ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig. Ele também assina o livro “Justiça Social e Igualdade Racial – um estudo sobre as ações afirmativas para o Brasil”. A ação do programa “Livros para Voar” reflete o Mês da Consciência Negra.

Entre as muitas inspirações, Ozias destaca o coronel da Polícia Militar e doutor em Ciências Sociais, Jorge da Silva (que faleceu no ano passado e foi seu professor), um dos grandes nomes dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial; e Nilma Lino Gomes, que foi Secretária Nacional de Política de Promoção da Igualdade Racial e primeira mulher negra a assumir a reitoria de uma universidade federal no país.


Ozias Inocêncio cita no seu livro Diversidade Étnica, o bicampeão olímpico Ademar Ferreira da Silva. “É preciso dar sempre chance ao ser humano. Essa frase de Ademar Ferreira da Silva é uma das que mais me encanta. Destaco também personalidades negras contemporâneas como os intelectuais Abdias do Nascimento e Joel Rufino dos Santos, a desembargadora Ivone Caetano e o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa", reforça Ozias.

A ação “Livros para Voar”, da Fenig, faz os livros circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. Os 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação para desfrutar da leitura estão na sede da Fenig (Av. Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura do TopShopping, Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, Cefet-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.