“FEIRA IGUAÇUANA DE ARTE AFRO” TERÁ LITERATURA E PALESTRAS NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de nov. de 2021

“FEIRA IGUAÇUANA DE ARTE AFRO” TERÁ LITERATURA E PALESTRAS NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia da Consciência Negra será muito especial neste sábado, 20 de novembro, a partir das 11h, no Espaço D, 3º piso do TopShopping. A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), realiza a “Feira Iguaçuana de Arte Afro”. A programação será voltada para fortalecer o talento, o empreendedorismo e a arte afro-brasileira numa cidade que tem a identidade das raízes africanas em sua história e patrimônio material e imaterial.

“O Dia da Consciência Negra é o momento de reflexão para ressaltar o quanto avançamos e ainda temos que avançar por uma sociedade mais justa e igualitária. Organizamos esse evento com foco no artesanato afro, na literatura e no empreendedorismo, que a cada dia coloca os afro-descendentes como protagonistas, conquistando seus espaços de direito”, destacou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.


A programação gratuita vai contar com feira de artesanato afro, oficinas de ecobiju e abayomi (bonecas negras de pano, confeccionadas em dobraduras, cortes e nós), sarau literário e palestra sobre empreendedorismo negro.

“A minha palestra será sobre o incentivo ao empreendedorismo negro. Eu sou negra e vou trazer uma perspectiva de que a luta vai continuar todos os dias para que todos entendam que somos iguais e que o negro tem seu papel na sociedade. Precisamos incentivar e entender que o negro tem seu lugar no empreendedorismo e essa fala de poder na geração de renda”, afirmou Vanessa Soares, analista de negócios, gestora do projeto de “Economia Criativa do Sebrae Baixada Fluminense I”, uma das palestrantes no evento. 

PROGRAMAÇÃO 

Dia 20: às 11h – Início da Feira de Artesanato; às 11h – Palestra: “Os desafios de incentivar e conhecer os profissionais negros da região”, com Vanessa Soares e Glaucia Muniz; às 15h – Oficina de Ecobiju, com Lígia Fischer; às 17h – Oficina de Abaiyomi, com Ana Santos; às 18h – Sarau Literário Aleatórios; e às 21h – Término da Feira.