EXPOSIÇÃO "IDENTIDADE E PERTENCIMENTO" HOMENAGEIA SILVINO DE AZEREDO E O JORNAL CORREIO DA LAVOURA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

29 de nov. de 2021

EXPOSIÇÃO "IDENTIDADE E PERTENCIMENTO" HOMENAGEIA SILVINO DE AZEREDO E O JORNAL CORREIO DA LAVOURA


Para mostrar um pouco da história dos 104 anos do jornal Correio da Lavoura, fundado em 22 de março de 1917 (hoje – pós-pandemia – circula em formato digital e possui sua página na Internet), a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), realiza a exposição “Identidade & Pertencimento – Uma homenagem aos 104 anos do jornal Correio da Lavoura”. O evento será na próxima terça-feira, dia 30, aberto ao público, às 10h, na Praça Silvino de Azeredo, batizada com o nome do fundador do centenário jornal Correio da Lavoura, em 1944, pelo prefeito Bento Santos de Almeida. A Secretaria Municipal de Cultura é parceira nessa ação de memória da cidade.

Na exposição, o público poderá ver imagens raras do jornal e de seu fundador, além de personagens que marcam essa história e o município de Nova Iguaçu. Após o lançamento na Praça Silvino de Azeredo, no dia 30, a exposição será levada para a Sala de Leitura “Livros Para Voar”, Espaço da Fenig, no terceiro piso do TopShopping, com entrada gratuita.

A história de Silvino de Azeredo (fundador do jornal) se conecta com a evolução de Nova Iguaçu no Século XX. Ele nasceu em 1859 e faleceu em 1939. Silvino dedicou a vida para levar informação em defesa da produção na cidade, sobretudo agrícola, mas também naquela época já tinha um viés educacional e tinha preocupação em levar conhecimento às pessoas na fase áurea da citricultura. Nova Iguaçu produzia a melhor laranja do Brasil. A energia do jornal semanal que Silvino construiu, está viva hoje num veículo dinâmico e online que permanece editado diariamente pela família, no caso, o bisneto Vinícius Azeredo continua na condução desse legado histórico.