ELISABETE NASCIMENTO É DESTAQUE NA TARDE DE AUTÓGRAFOS DA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

19 de nov. de 2021

ELISABETE NASCIMENTO É DESTAQUE NA TARDE DE AUTÓGRAFOS DA FENIG


A escritora Elisabete Nascimento é o destaque desta sexta-feira (19), às 14h, na Tarde de Autógrafos da Sala de Leitura Livros para Voar, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. Ela vai autografar o livro “O Bispo do Rosário de Ifá”, na ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

Este é o primeiro livro de uma Trilogia da Jornada do Herói Negro. A história do extraordinário artista plástico Arthur Bispo do Rosário que viveu por um longo tempo, numa Camisa de Força, na obra, aprisionado por uma Criatura Perversa. A criança fala por meio de enigmas-delírios que devem ser decifrados pelos leitores. Sua leitura é uma parte decisiva para o sucesso da Jornada do Herói Negro.

“A jornada é solitária, repleta de desafios, alguns dolorosos, mas, em vez de sofrimento, o Bispo cria suas obras. Ele é um Beija-flor que nunca pousa o chão. A jornada é solitária, mas acompanhada pelas personagens João Cândido, Lima Barreto, Juliano Moreira e por você leitor e leitora”, destacou Elisabete Nascimento.


Nascido em Japaratuba, Sergipe, em 1909, Bispo do Rosário viveu durante 50 anos, na Colônia Juliano Moreira, sob o diagnóstico de "esquizofrênico-paranóico". É impossível definir a grandeza de Bispo do Rosário. Ele produziu objetos com diversos itens oriundos do lixo e da sucata que transformava em arte vanguardista, sendo comparado à ousadia da obra do francês Marcel Duchamp. A obra mais conhecida de Bispo é o Manto da Apresentação, que ele dizia que deveria vestir no dia do Juízo Final.

Elisabete Nascimento afirma que Hans Christian Andersen, os irmãos Grimm, Charles Perrault e Monteiro Lobato foram os escritores que mais a influenciaram. “Ou melhor, são os escritores que mais me desafiaram a romper com narrativas em que não havia personagens negras ou que as personagens negras são estereotipadas, animalizadas e silenciadas”, aponta a escritora.

“O meu repertório foi construído por meio da leitura do universo fantástico, maravilhoso e das etapas da Jornada herói que são uma espécie de base da Literatura Infantil. Mas meu repertório também está repleto de um imaginário de matrizes africanas, de mitos e oralidade. A invisibilidade e a ausência de enredos com protagonismo de heroínas e heróis negros me inspiraram a escrever narrativas de invenção e reinvenção de novas possibilidades de universos e pluriversos afroperspectivados”, completa Elisabete Nascimento.

A ideia da ação “Livros para Voar”, da Fenig, é fazer os livros circularem pela cidade e fortalecer os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. Os 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação para desfrutar da leitura estão na sede da Fenig (Av. Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura do TopShopping, Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, Cefet-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.