CORTE DE VERBAS PARA PESQUISAS? - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

14 de out. de 2021

CORTE DE VERBAS PARA PESQUISAS?

Por Leandro Miranda


No dia 11/10/2021 foi anunciado, através do Jornal Bom Dia Brasil (TV Globo), uma decisão do Governo Federal, através de um projeto aprovado pelo Congresso Nacional a pedido do Ministério da Economia e sob protestos do Ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, um corte, ou uma amputação de 87% de verbas públicas - ou dinheiro dos impostos que pagamos e que devem ser revertidos em nosso benefício - para as pesquisas no Brasil. Os 13% que sobraram serão destinados à produção de remédios para o tratamento de câncer, mas para as pesquisas não sobrou nada! O presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Universidades, entrevistados pelo jornalismo da TV Globo, disse o que é óbvio, que a tal amputação vai tirar profissionais da pesquisa qualificados do Brasil, que investe pesado na formação de pesquisadores da melhor qualidade e, depois, os entregam de graça para países mais desenvolvidos, que vão exportar para nós os conhecimentos desenvolvidos pelos pesquisadores formados no Brasil e pagos com nossos recursos.

Então cabe uma pergunta: Somos ou não somos um país de políticos, ou políticas burras e bestiais? Será que não faltam a esses formação técnica e acadêmica suficiente para entender certas faltas de intelectualidades? A reportagem ainda disse que será preciso o Governo Federal, através da decisão de Jair Bolsonaro, cortar verbas da Educação e da Saúde para distribuir absorventes às mulheres pobres do país. Se continuar esse tipo de pensamento de quem parece não pensar, teremos que distribuir absorventes até para os homens, de tanto que levarmos naquele lugar.

Pensar em cortar as verbas do monstruoso e sanguinário Fundo Eleitoral nem passa pela cabeça dos políticos, afinal de contas, é esse que sustentam suas candidaturas e carreiras sem ter que tirar de seus próprios bolsos. Parece que esse Fundo Eleitoral que é arrancado a cada quatro anos dos “fundos” dos brasileiros - e, aí, haja absorvente para tirar a sangria que esse “Fundão” causa em nós - parece ser um dos motivos que estão nos levando para o fundo. Se para qualquer profissional brasileiro é preciso que cada um tire do seu próprio bolso para financiar suas carreiras profissionais, porque políticos tem que ter suas carreiras financiadas por um dinheiro que não lhes pertence. Parece até que por trás do tal Fundo Eleitoral, tem muita coisa que cheira mal e haja papel higiênico disfarçado de privilégios para esconder tanto mal cheiro, porque, infelizmente, a afronta de esfregar dinheiro, poder e títulos na cara dos não privilegiados, ainda causa muita humilhação e torturas psicológicas.

Um dia desses, um jovem de família pobre que para manter seus estudos na faculdade, precisou vestir uma roupa de palhaço e ficar em frente a uma loja para os chamar clientes. É por aí políticos do Brasil, quer ter uma carreira na política, saiba que tem que financiar suas próprias candidaturas, nem que seja vestindo roupa de palhaço de rua para se sustentar. Porque, se não for assim, esse Fundo Eleitoral é a coisa mais injusta, burra, incoerente, exploradora e tirana que um país, com tanta disparidade social, pode sustentar. Não sei se conhecem história do Brasil, mas no mínimo deveriam conhecer nossa história republicana, onde no ato da Proclamação da República, que não foi feita pela população que nem sabia o que estava acontecendo, mas por “poderosos” da época que queriam mandar no país, foi erguido uma bandeira igual a dos Estados Unidos com as cores da bandeira da França e cantaram o Hino da Revolução Francesa, cem anos depois. Será que até hoje não descobriram que a Revolução Francesa foi uma atitude da revolta da população menos privilegiada, que eram explorados pelos governos déspotas, tiranos e absolutistas da época e que tal atitude levou a decapitação de gente que se achava acima de todos e até do bem e do mal?

Pensar em cortar verbas dos altos salários vitalícios, aposentadorias prêmios quando deveriam ser punições, aposentadorias com oito anos de trabalho, privilégios dos mais diversos e absurdos que os políticos do Brasil gozam que tanto atrasam o país, nem pensar! Mas tirar das pesquisas científicas e acadêmicas que nos levam ao desenvolvimento tecnológico, científico, estudantil, educacional, identitário, da saúde etc., isso pode! E parece gozação com a população brasileira. Uma vez vi uma postagem de um político de minha cidade que estava responsável por diversas secretarias importantes da prefeitura dizer: “A falta de investimento na educação é um projeto de governo”! Se um político com tantas responsabilidades diz uma coisa dessas, então cabe novamente a pergunta: Vivemos ou não vivemos num país de políticos, ou de políticas burras e bestiais? Onde esses parecem quer comandar um povo burro e bestial, para que continuem a eleger políticos que são o reflexo da ignorância do povo, gerando um ciclo feito de burrices e bestialidades.