CONSELHEIROS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE NOVA IGUAÇU RECEBEM CAPACITAÇÃO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

19 de out. de 2021

CONSELHEIROS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE NOVA IGUAÇU RECEBEM CAPACITAÇÃO


Como parte da capacitação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Nova Iguaçu, eles participaram, nesta terça-feira (19), de uma palestra sobre a saúde da pessoa idosa. Ela foi ministrada pela médica Núbia Ferreira Marques e a enfermeira Natali da Silva Nascimento, ambas da Secretaria de Saúde da cidade. O evento aconteceu na Subsecretaria dos Conselhos.

Durante o evento, os conselheiros puderam entender como funciona a rede de saúde de Nova Iguaçu, de que maneira os idosos podem ser inseridos no sistema e como serem acolhidos na unidade mais próxima de suas residências. Um outro ponto abordado foi sobre as doenças relacionadas à saúde das pessoas da terceira idade, como a diabetes e hipertensão, além da saúde mental, como a depressão, além do abandono e maus tratos.


“Esse conselho foi empossado recentemente e a ideia é capacitá-los nos temas relacionados aos idosos. Eles precisam, por exemplo, conhecer os direitos dos idosos para agirem de forma correta”, afirmou a subsecretária dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu, Monique Gambardela.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal das Pessoas Idosas de Nova Iguaçu, Solange da Silva Brito, outras palestras de capacitação serão promovidas.


“Já falamos sobre legislação e, em novembro, queremos trazer as instituições que abrigam a população da terceira idade. Vamos tirar dúvidas sobre documentações necessárias e de como elas devem funcionar para que possam participar de editais voltados para a terceira idade”, disse Solange.

O Conselho, que tem dez membros titulares e dez suplentes, empossados em 27 julho deste ano, é um órgão de caráter permanente, consultivo, deliberativo, paritário, formulador e controlador das políticas públicas e ações voltadas para pessoa idosa em Nova Iguaçu.