CÂMARA APROVA PROJETO QUE PERMITE TRANSMITIR AS SESSÕES POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

20 de out. de 2021

CÂMARA APROVA PROJETO QUE PERMITE TRANSMITIR AS SESSÕES POR MEIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS


De autoria do presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu Eduardo Reina Gomes de Oliveira (Dudu Reina), foi aprovado na sessão ordinária da última terça-feira (19), por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo nº 165/2021 que permite a transmissão das sessões plenárias, bem como das sessões solenes, audiências públicas e outros trabalhos parlamentares, em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Dudu explicou que a profissão de tradutor e intérprete em Libras já é regulamentada por leis federais e significa inclusão social.


“É obrigação do Estado promover a inserção do deficiente auditivo na vida produtiva, cultural, educativa, social e política, fazendo com que tenha direito à participação efetiva na vida em sociedade”, disse. O setor jurídico da Casa irá analisar a forma de contratação deste profissional o mais rápido possível.


Em 1ª discussão, foi aprovada a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022, que estima as receitas e fixa as despesas de Nova Iguaçu. Estimado em quase R$ 1 bilhão e 600 milhões, o montante será utilizado em programas diversos. As pastas de Saúde e Educação disporão dos maiores valores. Nesta quarta-feira (20), começa o contar o prazo de 10 dias úteis para que os vereadores possam enviar, à Comissão de Orçamento da Câmara, para aprovação, emendas à LOA, caso queiram. O final deste processo termina com a votação, em 2ª e última discussão, em plenário. A Lei Orçamentária foi protocolada na Câmara em 31 de agosto deste ano e a audiência pública foi organizada pela Comissão de Orçamento, no dia 7 de setembro.


Na fase final da sessão, chamada de Explicação Pessoal, dois temas foram abordados: um muito positivo e outro bastante negativo. No 1º, o presidente Dudu Reina anunciou que as aulas municipais retornam no dia 3 de novembro. Mais de 60 mil alunos da rede de ensino voltarão a sua rotina normal de estudo e aprendizado. Notícia muito aguardada, o presidente sugeriu que um pacto pela educação fosse feito. “É importante que professores, pais e alunos se unam neste momento, para que possamos mudar a história de nosso país com uma educação de muita qualidade”.


A notícia nada agradável foi dada pelo vereador Claudio Haja Luz. “Eu solicito que esta Casa faça uma Moção de Repúdio à empresa Águas do Rio, a nova responsável pelo abastecimento de água e trato do esgoto em Nova Iguaçu. “Esta empresa chamou a população de nossa cidade para cadastro de emprego. As pessoas levaram seus currículos e muitos foram encontrados na lata de lixo do local onde foram recebidos. Um total desrespeito ao ser humano. Eu mesmo recebi diversos desses currículos que foram jogados fora. Vamos investigar até o final este acontecimento para que os responsáveis sejam punidos”, prometeu.

A ex-vereadora Renata da Telemensagem visitou a Câmara e participou da sessão. Dois pastores, pai e filho, Luiz Areia e Lucas do Santos, respectivamente, foram homenageados, com Moção de Congratulações e Aplausos, pelo vereador Jeferson Ramos, em consideração ao trabalho social que realizam em sua Igreja.

Aniversariante do mês (16 de outubro), o presidente Dudu Reina ganhou o tradicional parabéns de seus pares e público.