A JOVEM POESIA FEMININA DE NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

7 de out. de 2021

A JOVEM POESIA FEMININA DE NOVA IGUAÇU


“Desde os 10 anos Taís escreve poesias, sempre gostou muito”, afirmou Elane Barreto, mãe de Taís Barreto Rocha, de 16 anos, a jovem autora destaque nesta sexta-feira (8) da edição da Tarde de Autógrafos no Espaço de Leitura Livros para Voar, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. A partir das 14h, Taís vai autografar seu primeiro livro “Crescer com Poesia”, na ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig.

“A ideia do livro surgiu a partir de um sonho de publicar um livro em que eu possa ajudar pessoas com o mesmo problema que eu: a ansiedade. Dedico a todos os adolescentes que possam se identificar, dar voz a quem não tem espaço de voz”, destacou Taís.


Os autores favoritos de Taís Barreto Rocha são Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e Bráulio Bessa. A grande pintora mexicana Frida Kahlo, também memorável como escritora de “O diário de Frida Kahlo: Um autorretrato íntimo”, também inspira Taís em suas criações.

“Crescer com Poesia é um livro com poesias que mostram claramente sua transição da infância para adolescência. Sempre muito antenada à realidade, ela consegue transformar em poesias suas descobertas, seus momentos de alegria, tristeza, dúvidas e ansiedade e que marcam também o momento crítico que estamos vivendo: a pandemia”, disse a mãe de Taís, Elane Barreto, sua grande incentivadora.

Além da Tarde de Autógrafos, haverá distribuição de livros e gibis doados ao projeto “Livros para Voar”. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas.

A ideia do “Livros para Voar” é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig, Prefeitura de Nova Iguaçu, TopShopping, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, Cefet-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.