NOVA IGUAÇU ABRE PASSAGEM PARA A POESIA EM AÇÃO DA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

10 de set. de 2021

NOVA IGUAÇU ABRE PASSAGEM PARA A POESIA EM AÇÃO DA FENIG


O programa “Livros para Voar” abre espaço para os poetas de Nova Iguaçu nesta sexta-feira (10), às 14h, no Espaço de Leitura do programa no terceiro piso do TopShopping, com a tarde de autógrafos do livro “Antologia: Poesia em praça pública”, organizado pelo coletivo “Sarau Prata, Prosa e Poesia”, com incentivo da Lei Aldir Blanc. A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), através do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, realiza esse encontro com o público leitor e os autores da cidade.

“O que motivou essa antologia foi valorizar esses artistas independentes como forma de agradecimento e fazer acontecer esse movimento literário reunindo a diversidade de escritas”, destacou o poeta e um dos organizadores Vinícius Henrique.

Um dos maiores incentivos para a escrita, Vinícius recebeu da avó, Ana Barbosa da Silva, matriarca de uma família de poetas. Falecida recentemente, Dona Ana foi poetisa, cantora e compositora e teve nesse livro, a primeira publicação de um poema dela, e será uma das homenageadas no evento que reúne uma família de escritores.

Esse encontro de gerações conta ainda com três autores mirins: a filha de Vinícius, Marina Elis, de 8 anos, o primo dela Guilherme Lopes, de 9, e outra prima, Carol Lopes, de 10 anos, como um forma de incentivar a literatura dentro das famílias.

“Eu tenho referências como Machado de Assis e Paulo Leminski, mas leio principalmente os autores da Baixada Fluminense que fazem a cena independente como Luiz Coelho Medina, meu tio Junior da Prata, Pedro Ferreira, Leonardo Rocha, Ivone Landim que me inspiram muito. Eu fiz um poema em homenagem a esses poetas”, afirmou Vinícius.

Vinícius Henrique destaca a importância da ação “Livros para Voar” para a Baixada Fluminense. “É muito importante essa conexão do autor com o público. Essa troca de energia com os leitores é uma forma de incentivo para que os autores continuem e seja um incentivo para todos que querem escrever”, disse o autor.

Além da presença dos autores, haverá um sarau com muita música e poesia e apresentação do balé da Academia Cristina Mendes. Haverá ainda distribuição de livros e gibis doados ao programa “Livros para Voar”. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas.

“O programa Livros para Voar da Prefeitura de Nova Iguaçu é uma ação de democratização da leitura na nossa cidade e de incentivo aos autores”, destaca o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

A ideia do “Livros para Voar” é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig, Prefeitura de Nova Iguaçu, TopShopping, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, Cefet-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.

CURRÍCULO DE ALGUNS DOS AUTORES DO LIVRO

Ana Barbosa da Silva


Matriarca da família Prata, Prosa e Poesia, fonte de inspiração e dona da veia artística que pulsa em todos do coletivo.
Mulher negra, poetisa, compositora e cantora. Esta é sua primeira poesia publicada em um livro.

Junior da Prata

Poeta, escritor, compositor, produtor cultural e fundador do coletivo Sarau Prata, Prosa e Poesia.

Vinícius Henrique


Músico, compositor, poeta, produtor cultural e Fundador do coletivo Sarau Prata, Prosa e Poesia.

Maria Luiza Spataro

Moradora de Nova Iguaçu é Poetisa, Educadora, Fundadora e Produtora do Sarau Cantando e Contando Poesia.

Klem Machado


Poeta e Contista da Baixada Fluminense. 
Autor do livro "Pecado é apenas uma palavra sinônimo de desejo".
Em sua escrita procura se debruçar sobre o universo feminino, tentando captar seus desejos, sonhos, anseios e a mudança revolucionária que vêm promovendo no Brasil e no mundo.

Marcio Rufino dos Santos


É escritor, poeta, ator, performer e historiador. É autor dos livros de poesia Doces Versos da Paixão (Acridoces Paixões) e Emaranhado. Atuou em importantes movimentos lítero-culturais do Rio de Janeiro como Sarau Donana, Universidade das Quebradas, Slam Tagarela e Festa Literária das Periferias (FLUP). Participou, através da FLUP, da I Batalha de Slam do Rock in Rio 2019 e do Slam Cuír em 2020. Um de seus poemas fez parte da exposição itinerante Poesia Agora. Recebeu os prêmios Litteratudo-Monteiro Lobato e Destaq Baixada.

LISTA COMPLETA DE TODOS OS AUTORES DO LIVRO

1. Ana Barbosa da Silva

2. Junior da Prata

3. Vinícius Henrique

4. Marlo Henrique

5. Laudelina Cláudia

6. Thai Lopes

7. Marina Elis

8. Karol Lopes

9. Guilherme Lopes

10. Celsinho Steve

11. Roberta Gomes Miranda

12. Naldo Calazans

13. Aline Cunha

14. Anna Carvalho Diamante

15. Angelica Paes

16. Eliane Gonçalves

17. Elizabeth Gomes

18. Ivone Landim

19. Klem Machado

20. Leonardo Rocha

21. Luiz Coelho Medina

22. Marcio Rufino

23. Maria Luiza Spataro



24. Pedro Ferreira

25. Rafael Diamante

26. Robert Souza Leite

27. Tatiana Machado

28. Tony Ribeiro

29. Viviane Barroso

30. Jota Carvalho (prefácio)