NO DIA DA ÁRVORE, CÂMARA DE NOVA IGUAÇU HOMENAGEIA XANDINHO, O MENINO QUE PLANTA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

21 de set. de 2021

NO DIA DA ÁRVORE, CÂMARA DE NOVA IGUAÇU HOMENAGEIA XANDINHO, O MENINO QUE PLANTA


Hoje (terça-feira, 21), Dia da Árvore, Alexandre Bensabat Filho, o Xandinho, de apenas oito anos, marcou um gol de placa. E ainda recebeu uma homenagem. Desde os quatro anos ele planta árvores, com a ajuda de seus pais, e distribui mudas diversas por onde passa, incentivando as pessoas a plantarem também. Nesta terça-feira ele plantou sua milésima árvore, isso mesmo, milésima árvores, no Paço Municipal de Nova Iguaçu, um pau-brasil. E ainda recebeu o Título de Cidadania Iguaçuana, projeto de autoria do vereador Alexandre Rocha de Azeredo, Alexandre da Padaria, entregue pelo autor e pelo presidente da Câmara Municipal, Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina. Conhecido nacionalmente por sua iniciativa, Xandinho tem servido de inspiração para muitas organizações ambientais e a CMNI se junta a estas entidades.


Após a homenagem, os vereadores retornaram para a Câmara e Dudu Reina deu início à sessão plenária. Em sua fala em tema livre, o presidente falou da emoção que sentiu ao conhecer Xandinho, e lembrou-se de outra data importante que se comemora neste dia 21: o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Necessidades Especiais. “É preciso ter um olhar sempre atento para este segmento da nossa população. Muito me orgulha ser o autor do projeto, lei que passa a valer a partir do próximo ano, que reconhece a isenção de IPTU ao portador de deficiência física ou mental”, afirmou.


O vereador Alexandre da Padaria elogiou o menino Xandinho. “Assim que soube, fiz questão de reconhecer seu feito. Verdadeiro exemplo de criança. Parabéns aos seus pais”, disse. Quatro empreendedoras da cidade, que trabalham com confeitaria, as cake designer, também foram agraciadas pelo vereador Alexandre com Moções de Aplausos e Congratulações: Cristina Ruffatto, Tatiane de Souza, Rafaela Batista e Juliana Gomes são reconhecidas pela arte de confeitar bolos e doces, arte que faz muito sucesso entre os moradores do nosso município.


O vereador Vagner Mateus dos Santos, Vaguinho Neguinho, solicitou à Comissão de Saúde da CMNI, solicitação extensiva a todos os vereadores, que façam uma fiscalização numa clínica de recuperação, localizada no bairro Ipiranga – ele preferiu não citar o nome ainda. “Tenho recebido diversas denúncias de irregularidades cometidas neste local. Vamos averiguar e depois entrar com as medidas cabíveis, se for o caso”.


Na Ordem do Dia, vários projetos foram apreciados e votados. Em 2ª discussão, foi aprovado o projeto que cria a Semana e o Dia municipais do Fisioterapeuta, de autoria dos vereadores Marcio Luís Marques Guimarães, Dr. Marcio Guerreiro, e Dudu Reina. Como o tratamento fisioterapêutico possui um papel importante para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, os autores consideram muito importante a valorização deste trabalho.


Em 1ª discussão, foram votados os seguintes projetos
:

- Inclui no Calendário Oficial de Nova Iguaçu o Dia do Produtor Cultural; criação da Semana municipal do Diagnóstico e Prevenção da Catarata e Glaucoma; e criação do Dia do Sargento R/2 das Forças Armadas (vereador Alexandre da Padaria);

- Reconhece como de Utilidade Pública a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Iguaçu (vereador Carlinhos BNH); e

- Dispõe sobre a Aplicação de Sanções para a Prática de Fraude na Comprovação da Vacinação Contra a Covid-19 (vereadores Dr. Marcio Guerreiro e Dudu Reina).