CÂMARA DE NOVA IGUAÇU PROMOVE PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de set. de 2021

CÂMARA DE NOVA IGUAÇU PROMOVE PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO


A Câmara Municipal de Nova Iguaçu recebeu na última quarta-feira, dia 29, a equipe da Gerência de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (GIEC), da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou uma palestra com o tema “Setembro Amarelo: É preciso prevenir o suicídio”. A psicóloga Janaína Ignácio, especialista em saúde mental e saúde das mulheres, divulgou dados alarmantes: segundo a Organização Mundial da Saúde, dados de 2015, 800 mil pessoas/ano cometem suicídio no mundo, o que significa que a cada 45 minutos uma pessoa se mata. E o número de casos entre crianças e adolescentes, com transtornos depressivos e que tentam o suicídio, vem aumentando de forma alarmante e já se transformou em uma questão de saúde pública.


“A campanha de conscientização Setembro Amarelo foi criada e é organizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, e várias organizações já realizam atividades voltadas para o tema. Não existe apenas uma causa para um ser humano não querer viver mais. As causas são multifatoriais e precisam ser analisadas com muito cuidado”, afirmou Janaína.


A psicóloga explicou que entre essas causas, estão: depressão, solidão, doenças crônicas, dificuldades financeiras, problemas conjugais, problemas que acontecem na transição da adolescência para a idade adulta, luto ou perda afetiva e timidez. Segundo ela, a depressão é um transtorno mental que incapacita a pessoa, e ainda é cercado por muito preconceito. Muito confundida com tristeza, preguiça e desânimo faz que não se busque tratamento, tanto psiquiátrico como psicoterapêutico.


“Quem se mata, na verdade não quer acabar com a sua vida. Ela quer se livrar do sofrimento e da angústia que existe dentro de si. Três ações são muito importantes para ajudar quem está nesta situação: conscientização do problema, ficar atento às pessoas que estão a nossa volta e acolhimento. Em resumo, ações que signifiquem valorização da vida”, disse Janaína. Ela recomendou que os familiares que percebam qualquer mudança de comportamento entre seus entes, liguem para o 188 e peçam ajuda de como agir. Presentes à palestra, o presidente Dudu Reina e os vereadores Maninho de Cabuçu e Alexandre da Padaria, que solicitaram ao GIEC que traga mais palestras para a Casa. Agradeceram, ainda, a equipe da Unidade Básica de Saúde Júlia Távora, localizada no centro de Nova Iguaçu, pela interlocução junto à Gerência.