A FORÇA FEMININA NA LITERATURA DE NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

23 de set. de 2021

A FORÇA FEMININA NA LITERATURA DE NOVA IGUAÇU


Literatura é uma palavra feminina e ela está representada nesta edição da 'Tarde de Autógrafos' do programa 'Livros para Voar', na sala de leitura no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. A escritora Claudina Oliveira autografa o livro 'Escritas Iguaçuanas' na ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, nesta sexta-feira (24), às 14h.

Moradora do Centro, Claudina é uma produtora cultural e também atriz que atua na Baixada Fluminense desde 1998, em vários projetos sócio-culturais. Através do EncontrArte Qualidade de Vida Através da Arte, ela desenvolveu ações que culminaram esse ano no livro 'Escritas Iguaçuanas', fortalecendo o rico elenco da produção literária das mulheres de Nova Iguaçu.


“Devido ao meu comprometimento com o reconhecimento da produção cultural local desenvolvida com a existência do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, sempre me empenhei por ações que reverberassem o fazer artístico dos meus iguais, quiçá os que promovem a minha admiração. Eu desenvolvo, desde 2007, a listagem dos autores da Baixada Fluminense, chegando a registrar mais de 300 títulos, e percebi que a produção dos livros escritos por mulheres são em quantidade bem menor que as dos homens. E percebi também que essa produção vem aumentando por conta dos coletivos de saraus que motivam e incentivam as escritas dessas mulheres. O meu desejo de dar voz e visibilidade à nossa produção que me motivou em dar continuidade a esse projeto”, disse Claudina.

Com inspiração em Cecília Meireles, Ferreira Gullar, Thiago de Mello e Clarice Lispector, a escritora Claudina Oliveira mapeou a cena literária de Nova Iguaçu e a presença feminina. O livro foi realizado por meio do Edital de Aquisição de Bens e Serviços da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, através da Lei Aldir Blanc. A publicação foi doada a escolas e bibliotecas como uma valiosa contribuição cultural.

Sobre o programa 'Livros para Voar', Claudina faz um destaque. “Representa um marco muito importante e relevante para a divulgação da produção literária local, principalmente por conta da pandemia, que restringiu a circulação das artes e dos artistas. Sem essa iniciativa, autores e livros estariam restritos a um círculo muito pequeno de possíveis interessados”, ressaltou a escritora.

Além da 'Tarde de Autógrafos', haverá distribuição de livros e gibis doados ao projeto 'Livros para Voar'. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas.

A ideia do 'Livros para Voar' é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig, Prefeitura de Nova Iguaçu, TopShopping, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, Cefet-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.