LITERATURA DE NOVA IGUAÇU EM DESTAQUE NO 'LIVROS PARA VOAR' - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

12 de ago. de 2021

LITERATURA DE NOVA IGUAÇU EM DESTAQUE NO 'LIVROS PARA VOAR'


“Na infância eu lia muitos gibis do Maurício de Souza e livros de Ziraldo, Pedro Bandeira e Ruth Rocha. Eu amava ouvir a coleção Disquinho com as histórias tradicionais de contos de fadas e os ‘causos’ contados de minha tia avó Roseli. Acredito que essa experiência me transformou em Escritora e Contadora de Histórias”, afirmou a escritora Elisângela Medeiros destaque da 'Tarde de Autógrafos', do projeto 'Livros para Voar', desta sexta-feira (13), às 14 horas, na sala de leitura localizada no terceiro piso do TopShopping, em Nova Iguaçu.

Moradora e professora de Nova Iguaçu, Elisângela vai autografar o livro 'Pé de Algodão' em mais uma ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.


Sobre o livro, a autora destaca que se inspirou no filho, Miguel Ângelo. Elisângela conta que quando foi visitar o sítio da Tia Jura pediu que buscassem sementes para plantar em casa. O filho disse que ele gostaria de levar sementes de 'Pé de NUVEM', no caso, algodão. Elisângela aproveitou essa conversa para ressaltar a importância da família no incentivo de novas experiências com a natureza e menos contato com o mundo tecnológico e virtual.

Elisângela Medeiros tem 4 obras físicas e 3 virtuais. Em 2017, ela lançou 'Quem eu sou?', no ano seguinte 'A viagem de Aninha Joaninha'. 'Lino e os Robôs' foi lançado em 2020 e recebeu prêmio internacional com o título Embaixadora da Paz. Também no ano passado ocorreu o lançamento de 'Pé de Algodão'. Além desses, ela tem dois livros gratuitos online no Instagram @eliscritora : 'Emílio, o Milho' e 'O Planeta Preto e Branco'.


Para Elisangela, o projeto 'Livros para Voar' é inovador. “Ele dá oportunidade a pessoas que não tem acesso aos livros de vivenciar esse mundo mágico das histórias”, disse a escritora.

Além da Tarde de Autógrafos, haverá distribuição de livros e gibis doados ao projeto 'Livros para Voar'. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas.

A ideia do 'Livros para Voar' é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig, Prefeitura de Nova Iguaçu, TopShopping, Hospital Geral de Nova Iguaçu (na Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (em Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, Cefet-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.