TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de jun. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Exposição Carmelita Brasil


Primeira vereadora eleita em 1947, Carmelita Brasil Monteiro, com o apoio da Câmara de Municipal de Nova Iguaçu, teve a sua vida resgatada na história. Atuante na política, no esporte e no samba, Carmelita vai virar exposição a partir das 14h, do dia 14 de junho, no TopShopping. Trata-se de um trabalho que envolve o apoio da Câmara e da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e da Secretaria Municipal de Cultura. A exposição será inaugurada dia 14, às 14h, e ficará até o dia 30 de junho, no 2º Piso do TopShopping, próximo à saída D.

Exposição Carmelita Brasil (2)
Carmelita Brasil é uma das personagens mais esquecidas da história política da cidade, mesmo tendo sido a primeira vereadora de Nova Iguaçu e do Estado do Rio de Janeiro em 1947. O presidente da Câmara Municipal, Dudu Reina (PDT), foi fundamental no apoio a equipe que fez o estudo sobre a vida da parlamentar que, inclusive, através de um projeto de autoria do Dudu Reina, virou nome de Comenda destinada às mulheres que trabalham para construir uma cidade mais justa e humana.

Exposição Carmelita Brasil (3)
Miguel Ribeiro, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) é o principal responsável em levar a exposição sobre a vida de Carmelita Brasil para o público. Além disso, um vídeo produzido sobre a vida de Carmelita será disponibilizado nas redes sociais da Fenig e da Secretaria de Cultura.

Painel desatualizado
Quem acessar o site da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu para verificar a evolução dos casos de Covid-19 no painel que mostra os registros de óbitos, por exemplo, vai descobrir que até a manhã de sexta-feira, dia 4, ainda não haviam contabilizado os dados do mês de junho.

Óbitos por Covid-19
Até a manhã de sexta-feira, dia 4, o número de óbitos registrados na cidade era de 1.528. Uma quantidade preocupante e, apesar da vacinação, o reforço sobre as necessidades de prevenção para que a doença não continue matando.

Antecipado
Pasmem, mas a maior disputa pela sucessão eleitoral na corrida pela Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, que será somente em 2024, não está no campo dos adversários do governo, mas sim na base dos deputados federais que dão apoio ao governo. E o processo está muito antecipado.