ALUNOS DA ENCONTRARTE AUDIOVISUAL EXIBEM SEIS CURTAS-METRAGENS NA SALA 2 DO KINOPLEX DO SHOPPING NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de jun. de 2021

ALUNOS DA ENCONTRARTE AUDIOVISUAL EXIBEM SEIS CURTAS-METRAGENS NA SALA 2 DO KINOPLEX DO SHOPPING NOVA IGUAÇU

Sessão vai respeitar normas de segurança sanitária e terá público restrito

A atriz iguaçuana Mariah da Penha estrela o filme ‘O Livro Azul – Aquele da Prateleira de Cima’

Luz, câmera, ação! Quem nunca sonhou com esta frase mágica que faz milhares de apaixonados por cinema fantasiarem com a experiência da sétima arte? Duas turmas tiveram essa oportunidade durante os nove meses do curso gratuito de cinema da EncontrArte Audiovisual. Nesse período, produziram seis curtas-metragens que serão apresentados na próxima terça-feira, dia 29, a partir das 11h, na sala 2 do cinema Kinoplex do Shopping Nova Iguaçu.

A exibição será restrita aos formandos, parentes, novos alunos, parceiros e convidados, por causa da pandemia do novo coronavírus. Serão apresentados os filmes ‘Dezoito’, ‘Viro Artista ou Mato Tentando’, ‘Rumpitur’, ‘O Livro Azul, Aquele da Prateleira de Cima’, ‘Fios de Seda’ e ‘Joyce’, estas duas últimas fitas co-produzidas pela EncontrArte Audiovisual em parceria com os alunos Renata Andrade e Marçal Viana, respectivamente

Por nove meses, os alunos participaram de aulas gratuitas online e presenciais de roteiro, direção, fotografia, som e luz para cinema, entre outras matérias fundamentais para a montagem de um filme. O público-alvo do curso são jovens e adultos da região da Baixada Fluminense, mas a iniciativa atraiu pessoas da periferia do Rio de Janeiro também.

Durante este tempo, os alunos criaram dois filmes no final do ano passado e, no mês de junho, rodaram mais dois curtas. Junto com outras duas coproduções realizadas em parceria com alunos do curso, somam seis filmes executados em apenas seis meses.

Motivado por essa produção intensa em tão pouco tempo, o coordenador geral do curso, Fábio Mateus, buscou uma parceria para potencializar e dar visibilidade a esses conteúdos. Ele conseguiu com o Shopping Nova Iguaçu e a Kinoplex a cessão de uso de uma das salas do cinema do shopping para exibir as produções da escola na tão sonhada telona.

A exibição dos filmes seguirá todas as recomendações de distanciamento, uso de mascara e aferição de temperatura como normas de segurança do momento pandêmico vivido atualmente.

Nesse mesmo dia, os alunos receberão certificado de conclusão do curso, e novos alunos terão a sua primeira aula assistindo ao trabalho dos formandos.

O curso tem supervisão pedagógica do iguaçuano Miguel Nagle, diretor e roteirista premiado do longa-metragem Metanoia, filme distribuído pela Europa Filmes em mais de 100 salas de cinema, exibido também no Canal Brasil, Net Now, Prime Box Brazil, iTunes e outros.

A EncontrArte Audiovisual está localizada no Centro Social São Vicente, antigo Patronato São Vicente, em Nova Iguaçu, e recebe subsídio por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Alessandro Molon (PSB) e Juninho do Pneu (DEM)

Abaixo seguem as sinopses dos seis curtas-metragens que serão exibidos na sessão especial da sala 2 do Kinoplex: ‘O Livro Azul, Aquele da Prateleira de Cima’, ‘Rumpitur’, ‘Joyce’, ‘Fios de Seda’, ‘Viro Artista ou Mato Tentando’ e ‘Dezoito’.