CARMELITA BRASIL: 1ª MULHER ELEITA VEREADORA EM NOVA IGUAÇU DÁ NOME À COMENDA NA CIDADE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

20 de abr. de 2021

CARMELITA BRASIL: 1ª MULHER ELEITA VEREADORA EM NOVA IGUAÇU DÁ NOME À COMENDA NA CIDADE


Ela nasceu Carmelita Brasil Monteiro e foi a primeira mulher a se eleger vereadora no Estado do Rio de Janeiro, no pleito realizado em Nova Iguaçu, em 1940. De personalidade forte e carismática, Carmelita agora será nome de uma comenda, a ser entregue às pessoas do sexo feminino e que tenham grande importância na história e desenvolvimento do município. Autor da criação da honraria, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Gomes Reina, Dudu Reina, anunciou na sessão de hoje (20) que seu projeto de lei está sendo analisado pelas Comissões Permanentes e será colocado em 1ª votação na sessão da próxima terça.


"Poder homenagear mulheres de garra, sensibilidade e envolvidas com questões sociais não tem preço. Será uma homenagem dupla: à Carmelita e às agraciadas com a Medalha Carmelita Brasil. Queremos fazer deste evento um marco no mês de março em nossa cidade, dando visibilidade a inúmeras personagens de grande valor", disse Dudu.

Dudu Reina espera que o projeto possa suscitar, também, maior quantidade de informações e registros sobre a vida de Carmelita.