LÍDER DE GOVERNO SABE QUE O SEU PAPEL É PACIFICAR - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de jan. de 2021

LÍDER DE GOVERNO SABE QUE O SEU PAPEL É PACIFICAR

*Almeida dos Santos


Hoje o líder de governo é o vereador Maurício Morais (Avante). Experiência de parlamento é uma das coisas que ele possui, em especial na articulação de bastidor. Maurício, em número de mandatos, está no sexto. Além dele, poucos chegaram ou ultrapassaram esta marca. Podemos citar alguns, entre eles, os ex-vereadores Acarisi Ribeiro, que obteve cinco mandatos de vereador e um de deputado estadual, o Nagi Almawy, Mario Marques, enfim, conhecidos pela habilidade e tempo em que estiveram no parlamento. Esses são alguns nomes que tiveram história no Poder Legislativo pelo longo período que conviveram por lá. E desses, Maurício é o que está na ativa. Mas por qual motivo falar disso aqui? Vamos lá!

Maurício Morais é muito ligado ao deputado Juninho do Pneu e ao prefeito Rogerio Lisboa, de quem é líder do governo. Digo isso porque se houver algum desentendimento entre o prefeito e o deputado, será Maurício uma peça de aproximação. Até mesmo para manter-se forte na base do governo o vereador sabe que precisa dessa união. E vai trabalhar para que isso se mantenha.


Ao longo desses anos na política, já presidiu a Câmara e agora está na liderança de governo. Muitas vezes precisa agir como pacificador de situações. Já foi o vereador mais votado da cidade e por muitas ocasiões, como presidente, evitou que houvesse crises entre os poderes agindo como interlocutor nos momentos de tensão política. E nessa nova era que se inicia, onde o governo terá que equilibrar as correlações de força dos aliados na sua base, Maurício, como líder de governo, terá que cumprir esse papel de buscar a unidade na Câmara e até mesmo com grupos de classes organizadas.

*Almeida dos Santos é jornalista.