A SITUAÇÃO DOS ARTISTAS DO HIP HOP EM NOVA IGUAÇU NESTA PANDEMIA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de jan. de 2021

A SITUAÇÃO DOS ARTISTAS DO HIP HOP EM NOVA IGUAÇU NESTA PANDEMIA

Por William Cruz

O rapper Einstein NRC

Faltando menos de dois meses para completar 1 ano desde a publicação do decreto de calamidade pública devido à pandemia de Covid-19, os artistas do hip hop em Nova Iguaçu sofrem com o impedimento da realização das rodas culturais, projetos sociais, shows e batalhas de rimas em respeito às normas do isolamento físico, orientadas pelo Ministério da Saúde, e a ausência de uma política efetiva para o setor nesta pandemia.

Este período pandêmico impacta na vida de todos, em especial daqueles em condição de maior vulnerabilidade socioeconômica. Neste grupo encontram – se os artistas do movimento hip hop da cidade de Nova Iguaçu que se veem impedidos por conta do isolamento social de acessar o seu principal meio de sobrevivência: a realização de eventos culturais que dependem de público.

O rapper Einstein NRC, com 10 anos de carreira e dois EPs lançados na plataforma do YouTube, é também produtor e artista de rua. Antes do isolamento social, Einstein NRC fazia poesia e freestyle (rima de improviso) em espaços públicos como praças, metrô e trem. “Com o impacto da Covid não pude dar seguimento”, informa o rapper que passou a não conseguir pagar aluguel e precisar da ajuda da família.

O rapper Pharrá

Ainda que um aporte de R$ 4.876.670,66, via Lei Aldir Branc (Lei Federal nº 14.017/2020), tenha chegado ao município de Nova Iguaçu, muitos rappers não conseguiram acessar o auxílio emergencial o que levou alguns a pensar em desistir do hip hop. Esse é o caso do Pharrá, rapper e organizador da Batalha do Federa, que se viu obrigado a achar outras formas de renda ao longo dessa pandemia. “Então durante esse tempo eu não pude ficar em casa, trabalhei lavando carros e fazendo entregas para aplicativo”, explicou Pharrá.

O contexto pandêmico também forçou que esses artistas se reinventassem na forma de lidar com a sua arte. Isto significou para o Einstein NRC, por exemplo, a transição para trabalhos não-presenciais, principalmente no seu aperfeiçoamento em produção musical. Segundo ele: “De toda essa experiência surgiu a inspiração para o meu novo trabalho, ‘Memento Mori’ (‘Lembre-se de morte’, tradução livre), onde falo sobre ter contraído a Covid-19 e ter encarado mais de perto a possibilidade da morte. Uso a música para agradecer por ter sobrevivido”. O novo EP “Memento Mori” tem lançamento previsto para dia 4 de abril.