EDUCAÇÃO: PRÉ-MATRÍCULA PODE SER FEITA EM QUATRO CASAS DA INOVAÇÃO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de dez. de 2020

EDUCAÇÃO: PRÉ-MATRÍCULA PODE SER FEITA EM QUATRO CASAS DA INOVAÇÃO


Com o objetivo de facilitar a vida das famílias que não possuem internet em casa ou que tenham alguma dificuldade no uso dela, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI), criou polos de atendimento para auxiliá-las durante o período de pré-matrícula escolar on-line. Alunos maiores de idade e responsáveis dos estudantes da Educação Especial, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já podem efetuar o cadastro em quatro Casas da Inovação. A primeira fase da pré-matrícula começou nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 14 de dezembro.

As unidades abertas são: Nova Era (Praça Estação Cidadania Cultura - Rua Leocádio Mello, nº 244 - Jardim Nova Era), Paraíso (Estação Cidadania - Rua Arco Íris, s/nº - Jardim Paraíso), Morro Agudo (Rua Formosa, nº 265 - Comendador Soares) e Marcelo Yuka (Praça da Imperatriz, Rua dos Comerciários - Rancho Novo). O atendimento será das 9h às 12h e das 13h às 17h. O uso de máscara de proteção é obrigatório. Quem efetuar a pré-matrícula on-line de casa ou qualquer outro local deverá fazê-la obrigatoriamente entre 8h e 21h. O endereço eletrônico é www.matricula.novaiguacu.rj.gov.br.

Após a primeira fase da pré-matrícula on-line, o responsável deverá ir à unidade escolar, mediante agendamento, levando termo de compromisso, que será emitido durante o processo, além de dois retratos 3×4, original e cópia da Certidão de Registro Civil de Nascimento, de Casamento ou Identidade do aluno, original e cópia da Identidade e do CPF do responsável, histórico escolar original ou declaração de escolaridade, comprovante de residência atualizado, caderneta de vacinação do aluno menor de 7 anos, cartão do SUS e fator RH.

Vale lembrar que este ano, em função da pandemia da Covid-19, a rematrícula dos alunos que já fazem parte da rede municipal é automática. O processo é necessário para alunos novos que desejam trocar de escola ou que venham da rede particular. Outra medida adotada devido à pandemia, que culminou com o fechamento das escolas municipais ao longo de praticamente todo o ano letivo e a readequação da transmissão do conteúdo que seria dado em sala de aula foi o Regime de Progressão Continuada. Com isso, os alunos serão matriculados no ano de escolaridade seguinte ao de 2020.

A Progressão Continuada trata da recuperação de conteúdos, uma vez que o planejamento previsto para o ano letivo anterior não se perde, mas se integra ao planejamento do ano seguinte. Ainda no primeiro bimestre será realizada uma avaliação diagnóstica, na qual os docentes poderão observar o desenvolvimento dos alunos, para que o planejamento possa atender a realidade de cada turma. O regime segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394/96.