COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA DE NOVA IGUAÇU REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de set. de 2020

COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA DE NOVA IGUAÇU REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS


O diretor-geral do Hospital Geral de Nova Iguaçu, Dr. Joé Sestello, o secretário-executivo do Fundo Municipal de Saúde, Matheus José, subsecretários e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e Miroval Santos (conselheiro do Conselho Municipal de Saúde), participaram na manhã do último dia 22 (terça-feira), da audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, de prestação de contas da pasta em relação ao 1º quadrimestre de 2020. O principal foco de atuação da Secretaria, neste período, foi o combate e prevenção o Covid-19. 

O vereador Dr. Cacau, presidente da Comissão de Saúde da CMNI, lamentou a ausência do secretário de Saúde, Manoel Barreto. Carlos Alberto da Silva e Souza, subsecretário de Planejamento, Projetos e Auditoria, apresentou o relatório. “Pela primeira vez, não realizamos atendimentos para moradores de outros estados do país, como costuma ser praxe no Hospital da Posse. A pandemia é a responsável por este quadro. Afirmo que está descartada a segunda onda da Covid-19 em Nova Iguaçu, mas o achatamento da curva ainda está longe de acontecer”, afirmou. 

Dr. Joé descreveu como tem acontecido o atendimento no Hospital da Posse e na Maternidade Mariana Bulhões. “Construímos o Hospital Modular apenas para pacientes com Covid-19. 66 respiradores e 44 monitores foram colocados a disposição. Apesar de atendermos pessoas de todos os lugares do Estado, o que sangra muito nosso orçamento, estamos conseguindo realizar um bom trabalho”, explicou. 

O vice-presidente da Comissão de Saúde, vereador Fabinho do Maringá solicitou que fosse enviada à Câmara relação dos agentes comunitários de saúde que estão trabalhando e qual a produção dos mesmos. Christian Teixeira, subsecretário de Vigilância falou sobre o serviço realizado pelo SAMU, esclarecendo que as ambulâncias têm o funcionamento determinado pelo sistema de regulação, em resposta à vereadora Renata da Telemensagem. Os vereadores Marcelo Lajes e Paulinho da Padaria lembraram que os pacientes de oncologia na cidade estão sofrendo bastante e que é preciso medidas urgentes para resolver os problemas enfrentados por eles. 

O presidente Felipinho Ravis e o vereador Alexandre da Padaria também participaram da audiência.