SEGURANÇA PRESENTE COMPLETA UM ANO EM NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de ago. de 2020

SEGURANÇA PRESENTE COMPLETA UM ANO EM NOVA IGUAÇU


A primeira base do Programa Segurança Presente, na Baixada Fluminense, completa um ano neste domingo (16). Situada na Praça Rui Barbosa - área central de Nova Iguaçu -, a unidade foi estrategicamente instalada numa região de amplo comércio e mobilidade urbana, o que serviu para atrair consumidores e alavancar a economia local. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do município, por ali circulam cerca de 200 mil pessoas por dia.

Sob o guarda-chuva da Secretaria da Casa Civil, o programa tem um modelo operacional diferenciado nas ruas.

- O Segurança Presente é uma polícia comunitária, de proximidade, complementar ao trabalho que é feito pela Polícia Militar. Outro importante diferencial do programa é que nele também atuam agentes civis e assistentes sociais – explica o subsecretário de Ações Estratégicas da Casa Civil, Antônio Carlos dos Santos.


A chegada da Operação Segurança Presente em Nova Iguaçu recebe elogios de moradores e comerciantes da região. Desde 2004, André Paquito possui um comércio no local:
- Estou muito feliz por ter o Segurança Presente aqui entre nós, comerciantes. No Centro de Nova Iguaçu, tínhamos muitos assaltos e, hoje, posso dizer que, como comerciante e morador, isso praticamente está nulo. As pessoas andam nas ruas com tranquilidade, falam nos celulares e sempre tem um agente da Segurança Presente – elogiou o empresário. 

Ao longo de um ano, a atuação da base do Programa Segurança Presente em Nova Iguaçu tem apresentado importantes resultados: até 10 de agosto deste ano, foram 695 conduções à delegacia, 109 cumprimentos de mandados e sete pessoas desaparecidas encontradas.

Além do apoio à segurança pública, os assistentes sociais realizam ações de apoio social, e, nesse caso, foram realizados 1.823 atendimentos.

A base do Programa Segurança Presente, em Nova Iguaçu, opera das 8 às 20h.

RESULTADOS DA OPERAÇÃO SEGURANÇA PRESENTE

Com a unidade de Nova Iguaçu, o Governo do Estado já inaugurou sete bases na Baixada Fluminense: Austin, Duque de Caxias, Belford Roxo, Queimados e São João de Meriti. As mais recentes são em Magé/Piabetá. 

Somente na gestão do governador Wilson Witzel foram inauguradas 21 bases do Segurança Presente. No total, são 29 unidades do Programa com resultados surpreendentes: mais de 8,4 mil pessoas conduzidas à delegacia, 2.099 mandados de prisão cumpridos e cerca de 62 mil atendimentos sociais.