TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de jul. de 2020

TROCANDO EM MIÚDOS

POR ALMEIDA DOS SANTOS


Enfim... o fim


Tudo indica que aquela relação política do prefeito Rogerio Lisboa (PP) com o deputado estadual, delegado Carlos Augusto (PSD), chegou ao fim. Carlos Augusto anda amuado com o prefeito. Tanto que o seu “pupilo” Igor Porto, que foi secretário municipal de Segurança Pública, deixou a pasta por causa do conflito entre ambos. Em termos técnicos, não é uma baixa que afeta o governo, mas em termos político-eleitoral, sim. O delegado queria ter força para indicar o vice. Então, tá!

Ausência de lives políticas
As lives estão na moda. Artistas, lideranças de classe e diversos representantes de várias categorias, estão usando as lives como uma forma de manter um diálogo com o público. Mas no que se refere ao debate sobre a cidade, elas só acontecem por um ou outro candidato a vereador.

Crise de representatividade
No quadro de secretários do governo Rogerio Lisboa (PP), vimos uma quantidade de secretários que hoje ocupam a pastas, mas têm pouco vínculo com Nova Iguaçu, exceto os cargos que ocupam por indicação política. Posso destacar aqui pelo menos três secretários de pastas importantes e que são de fora.

Crise de representatividade


Alex Castellar, que veio para a cidade indicado pelo Rodrigo Maia (DEM), é presidente do DEM de Teresópolis, terra onde está muito preocupado com o processo eleitoral. Nas redes sociais do moço, o comprometimento com a política de Teresópolis é maior que a de Nova Iguaçu.

Crise de representatividade 2
A secretária de Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Fernanda Braga, vinda de São João de Meriti e indicada para o cargo pelo ex-secretário Fernando Cid (PV), é a ilustre desconhecida na cidade. Fico imaginando ela discutindo com a classe de ambientalistas no momento pós-pandemia ou mesmo quando o prefeito apresentar os seus planos para o meio ambiente assim que isso tudo passar. Vai ter ambientalistas da cidade quicando.

Qual será o destino de Ferreirinha?
Conhecido em Nova Iguaçu por sua vida política no PT, Carlos Roberto Ferreira, o Ferreirinha, foi eleito como vice na chapa de Rogerio Lisboa (PP). Uns dizem que ele será candidato a vereança. Também acredito nisto, pois agora no PV, depois de passar pelo PCdoB, Ferreira deixou de ser importante na composição de forças partidárias. E ainda tinha o deputado estadual delegado Carlos Augusto (PSD) de olho no lugar dele para colocar o Igor Porto como vice.

Modalidade ostracismo
Uma das áreas mais fracas da administração municipal e quase ninguém mais lembra, é a secretaria municipal de Esportes. Se ela estava inativa antes da pandemia se apresentar no Brasil, imagine agora. Quero ver o que o prefeito vai apresentar no seu plano de governo para uma possível reeleição. Desde a saída do secretário Daniel Barbirato, a pasta está amargando o ostracismo. Campeã nessa modalidade.