BELFORD ROXO IRÁ REFLORESTAR ÁREA EQUIVALENTE A 15 CAMPOS DE FUTEBOL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

9 de jun. de 2020

BELFORD ROXO IRÁ REFLORESTAR ÁREA EQUIVALENTE A 15 CAMPOS DE FUTEBOL

Flávio Gonçalves destacou que a equipe da Secretaria de Meio Ambiente está
fazendo levantamento das áreas que serão beneficiadas pelo reflorestamento
 

A Câmara de Compensação Ambiental aprovou, em sessão virtual, um projeto de restauração florestal. O programa “Florestas do Amanhã”, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) vai reflorestar 1.100 hectares de Mata Atlântica em 20 unidades de conservação e em outras áreas prioritárias espalhadas por todo o território fluminense. Serão 2,5 milhões de árvores plantadas em cidades da Região da Bacia Hidrográfica V, abrangendo, além de Belford Roxo, diversos municípios como Magé, Guapimirim, Duque de Caxias, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu, e Rio de Janeiro, por exemplo. Em Belford Roxo, a área ainda não foi definida, mas calcula-se que o reflorestamento no local a ser contemplado seja equivalente a 15 campos de futebol.

O secretário de Meio Ambiente de Belford Roxo, Flávio Gonçalves, destacou que técnicos estão fazendo o levantamento das áreas que serão contempladas pelo reflorestamento. “O bairro Recantus é certo que receberá o benefício do reflorestamento. “O município hoje está numa vitrine de credibilidade por tudo que estamos fazendo na questão ambiental. Por isso, estamos sendo contemplados com esse programa que visa a restauração da vegetação nativa do bioma que envolve a nossa região”, destacou Flávio Gonçalves, destacando que as mudas serão de espécies nativas do bioma ( grande conjunto de ecossistemas interligados) Mata Atlântica que é a característica da vegetação em que o município está inserido.

“Governo forte se faz com parcerias fortes. É por isso que também agradeço a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro por intermédio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, pela importante conquista para Belford Roxo”, ressaltou Flávio Gonçalves, destacando o empenho do prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, na preservação do meio ambiente.

Serão utilizados recursos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Comperj depositados no Fundo da Mata Atlântica. O início do plantio de reflorestamento acontecerá nos próximos meses respeitando-se o calendário agrícola.

Entre as instituições da Câmara de Compensação Ambiental do Fundo da Mata Atlântica que analisaram e aprovaram o projeto estão a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto Chico Mendes (ICMBio), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA). Os representantes analisaram o projeto apresentado pela Subsecretaria de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.