PRÊMIO PAULO FREIRE HOMENAGEIA PROJETO EDUCACIONAL DA PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

19 de nov. de 2019

PRÊMIO PAULO FREIRE HOMENAGEIA PROJETO EDUCACIONAL DA PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU

Referência na Baixada Fluminense no atendimento a alunos com distúrbio de comportamento e transtorno de aprendizagem, a Prefeitura de Nova Iguaçu teve seu trabalho reconhecido durante a 1ª edição do Prêmio Paulo Freire, entregue pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O projeto “Núcleo Especializado em Atendimento Pedagógico, Um Olhar Inclusivo – NEAP”, da Secretaria Municipal de Educação, foi uma das 72 iniciativas inovadoras promovidas por profissionais de educação das escolas e universidades da rede pública de ensino escolhidas pela Comissão de Educação da Alerj. Ao todo, 145 projetos foram inscritos.


A entrega do prêmio ocorreu no último dia 14, no salão nobre do Instituto de Filosofia, História e Ciências Sociais (IFCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A homenagem foi recebida pela secretária municipal de Educação, Maria Virgínia de Andrade Rocha, e por profissionais que atuam na Educação Especial do município.

“Somos o único município da Baixada que oferece este tipo de atendimento na rede municipal de educação. O núcleo conta com professores com formação em fonoaudiologia, psicologia, educação física e especialização em educação psicomotora e psicopedagogia. Todos altamente capacitados para lidar com alunos que sofram de distúrbio de comportamento e transtorno de aprendizagem e extrair o melhor de cada um deles”, disse a secretária municipal de Educação, revelando que 180 alunos com este perfil já foram atendidos desde que o NEAP foi implementado, no início do ano.


O Prêmio é uma homenagem a Paulo Freire, criador da “Pedagogia da Libertação”, referência mundial da área pedagógica e atual patrono da educação brasileira. O projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu foi um dos premiados na categoria “Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial. Além desta, outras sete categorias premiaram experiências inovadoras na área da educação.