PROJETO DEFINE EM 21 O NÚMERO DE CADEIRAS NA CÂMARA DE NOVA IGUAÇU EM 2021 - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de set. de 2019

PROJETO DEFINE EM 21 O NÚMERO DE CADEIRAS NA CÂMARA DE NOVA IGUAÇU EM 2021


Proposta de Emenda à Lei Orgânica, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, foi lida durante a sessão da última terça-feira, dia 24, e propondo que a Casa seja composta de 21 vereadores a partir da legislatura 2021-2024. Em abril deste ano, projeto de autoria do vereador Fábio José de Freitas Santos, Fabinho Maringá (MDB), foi aprovado e reduziu de 17, número atual de vereadores, para 11 no mandato que começa em 2021. O texto de ontem foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça, para emissão de parecer, e já na próxima sessão poderá ser votado em 1ª discussão. Em sua justificativa, a Mesa Diretora argumenta que “é determinação expressa na Lei Orgânica proceder aos ajustes necessários no número de vereadores da Câmara..., ...nossa cidade pode conter, por estimativa populacional, no máximo 29 vereadores”.

Ainda na mesma sessão foram aprovados, em 2ª e última discussão, projetos de lei do presidente Felipe Rangel Garcia, Felipinho Ravis (PSC), e dos vereadores Carlos Alberto Ribeiro da Silva, Carlinhos BNH (sem partido), e Carlos Alberto Curi Chambarelli, Carlão Chambarelli (PTB). De autoria de Felipinho Ravis, passa a se chamar Praça Dr. Luiz Scapin, a antiga Praça da Luz, localizada no bairro da Luz. A homenagem póstuma a Luiz Scapin se dá por sua história política em Nova Iguaçu, tendo ocupado o cargo de procurador da cidade, entre outros.

Carlinhos BNH teve aprovada a proposta que proíbe a comercialização de armas de brinquedo que configurem réplicas de armas de fogo. Segundo o vereador, após diversas pesquisas junto a órgãos de segurança, 60% dos roubos são cometidos com armas de brinquedo. Sendo presos, os assaltantes são liberados caso a vítima não compareça para o reconhecimento dos mesmos.

O calendário oficial do município passa a contar com duas novas datas, iniciativa do vereador Carlão Chambarelli: o lançamento da Campanha da Fraternidade, a ser estabelecida pela Diocese de Nova Iguaçu, e a Semana de Conscientização da Luta de Mães e Familiares Vítimas da Violência, a ser realizada sempre na última semana do mês de março.