DEPUTADO FEDERAL JUNINHO DO PNEU LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO CICLISTA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de set. de 2019

DEPUTADO FEDERAL JUNINHO DO PNEU LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO CICLISTA

Defesa da vida será um dos temas prioritários da Frente 

O deputado federal Juninho do Pneu (DEM-RJ)
Na Câmara dos Deputados numa noite que reuniu diversos parlamentares, autoridades, esportistas e entidades da sociedade civil ligadas ao ciclismo foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Ciclista (FPDC). O lançamento foi bem disputado e contou com a presença de diversos deputados federais dentre eles: Celso Russomano (Republicano/SP), Gelson Azevedo (PL/RJ), Marcio Labre (PSL/RJ), Junior Bozzella (PSL/SP), Nilto Tatto (PT/SP), Weliton Prado (PMB/MG), Gutemberg Reis (MDB/RJ) e Felipe Francischini (PSL/PR) presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

A FPDC tem como objetivo debater políticas públicas que estimulem a utilização da bicicleta e que garantam uma maior segurança dos ciclistas no trânsito. 

A Frente recebeu o apoio de mais de 200 parlamentares de todos os estados do país e terá como Presidente o Deputado Federal Juninho do Pneu (DEM/RJ). Juninho, que possui base eleitoral em Nova Iguaçu-RJ, disse que fomentará o debate de todos os projetos que tramitam na câmara sobre a utilização da bicicleta. 

“O número de acidentes e atropelamentos de ciclistas tem crescido demais, principalmente no estado do Rio, e precisamos buscar caminhos através da Frente parlamentar que reduzam esses dados. Precisamos ampliar a visão de interação das bicicletas com os outros modais de transporte e criar uma convivência pacífica entre eles para a proteção de vidas”, afirmou o deputado Juninho do Pneu. 

O diretor da Record TV-Brasília, Marcelo Cordeiro, que compôs a mesa de abertura, relatou sobre o projeto de sucesso realizado pela emissora na capital federal, o Bora de Bike, que reúne ciclistas para um passeio gratuito visando estimular o uso das bicicletas e conscientizar sobre um trânsito mais seguro. O evento que acontece desde 2013 vêm se tornando referência na demonstração que a bicicleta é uma ferramenta de preservação da vida. 

Após a oficialização da Frente Parlamentar um plano de trabalho com diversas ações conjuntas entre a sociedade civil e os poderes legislativo, executivo e judiciário será estabelecido. A defesa da vida será um dos temas prioritários para nortear os trabalhos da Frente e mais alguns pontos serão elencados para a atuação do colegiado. 

A União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e voluntários do projeto Bike Anjo também estiveram presentes no lançamento.