SÃO JOÃO DE MERITI GANHA POLO DO EMPODERADAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de ago. de 2019

SÃO JOÃO DE MERITI GANHA POLO DO EMPODERADAS

Programa da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude 
orienta mulheres com técnicas de proteção à vida





Evitar e combater as agressões sofridas pelas mulheres. Este é o principal objetivo do Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que lançou seu 16° polo nesta terça-feira (27/8), em São João do Meriti. Liderado pela ex-lutadora de MMA e faixa preta em jiu-jitsu Érica Paes, o programa é direcionado a mulheres (cis, lésbicas e trans), dos 14 anos até a terceira idade, e oferece orientações de técnicas de defesa pessoal e sobre os direitos e as leis de proteção de gênero.


- O Empoderadas usa o esporte para o enfrentamento à violência contra a mulher. E estamos nos mobilizando para que sua abrangência aconteça em todo o Estado do Rio de Janeiro. Hoje, lançamos mais um polo fora da capital, o que confirma nosso compromisso com os municípios. Nosso objetivo é que o Rio de Janeiro seja referência no combate à violência contra as mulheres – disse o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do, Felipe Bornier.

As aulas do programa são ministradas por professoras capacitadas e as técnicas aplicadas pelo devem ser utilizadas em tentativas de agressões físicas, mas também influenciam positivamente no fortalecimento da autoestima e da dignidade das mulheres, o que pode intimidar algumas ocorrências.

- Não se trata de um programa contra homens, mas contra a violência. Nosso propósito é dar condições para que as mulheres consigam reconhecer, se anteciparem e defenderem das ações de um importunador, reduzindo assim os índices alarmantes de violência – destacou Érica.

Ao todo, são 16 polos do Programa Empoderadas que funcionam gratuitamente em unidades do Governo do Estado do Rio de Janeiro: CRJ Manguinhos, CRJ Alemão, CRJ Vila Paciência, CRJ Fumacê, CRJ CDD, Júlio De Lamare E. I., Degase; em unidades parceiras localizadas na Ilha da Gigóia (Barra da Tijuca), Grande Méier, Itanhangá, Laranjeiras, Cantagalo, e nos municípios: Nilópolis, Petrópolis e São João do Meriti.