RURAL ANUNCIA CURSO DE MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de ago. de 2019

RURAL ANUNCIA CURSO DE MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL

O professor Otair Fernandes falou sobre as etapas do processo seletivo, apresentou as linhas de pesquisas e teceu considerações sobre o pré-projeto a ser apresentado pelos candidatos e que deverão cumprir rigorosamente as orientações contidas no edital publicado
No dia 14 de agosto, quarta-feira da semana passada, candidatos interessados em fazer o curso de mestrado no Programa Patrimônio, Cultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPACS/UFRRJ) compareceram no campus Nova Iguaçu - Instituto Multidisciplinar, para uma conversa com a coordenação do Programa. Eram cerca de vinte e uma pessoas curiosas e interessadas em tirar dúvidas sobre o Edital de Seleção para a próxima turma que terá início no primeiro semestre de 2020. Os presentes ouviram do professor Otair Fernandes de Oliveira (coordenador) que este programa começou a funcionar no ano de 2017 com a proposta centrada na implantação efetiva de uma opção pública de qualidade para o aprimoramento acadêmico, em nível de pós-graduação stricto sensu, na produção de conhecimento com elevados padrões de excelência acadêmica no campo de estudos sobre patrimônio cultural, sobretudo, na relação memória, identidade e sociedade, numa perspectiva interdisciplinar e multicampi, no âmbito da UFRRJ, a partir da região da Baixada Fluminense e do Estado do Rio de Janeiro. O profissional egresso deste curso de mestrado deverá estar atualizado e qualificado para atuar no desenvolvimento de análises concernentes aos aspectos acadêmicos e tecnológicos em processos de conservação a partir dos diversos suportes de Memória e de Bens Culturais Móveis (vestígios arqueológicos, acervos museológicos e artísticos, material iconográfico e fotográfico, documentação etc.) e Imóveis (edificações, áreas urbanas e rurais, sítios arqueológicos etc.) e diferentes formas de patrimônio imaterial.

Segundo o coordenador do PPGPACS, professor Otair Fernandes de Oliveira, “Atualmente, contamos com um corpo docente de 14 professores doutores formados nas principais Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e do exterior, cuja principal característica é a pluralidade teórica e metodológica de diferentes campos do conhecimento científico, como Arquitetura, Belas Artes, Ciências Sociais, Educação, História e Turismo”. No momento, o programa conta com um total de 33 mestrados com os alunos concluintes da primeira turma de 2017 apresentando suas dissertações de mestrado conquistando o título de “Mestre em patrimônio cultural”.

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de agosto e 14 vagas serão oferecidas nesta seleção, cuja responsabilidade está a cargo de uma Comissão formada pelos docentes do programa. O professor Otair Fernandes falou sobre as etapas do processo seletivo, apresentou as linhas de pesquisas e teceu considerações sobre o pré-projeto a ser apresentado pelos candidatos e que deverão cumprir rigorosamente as orientações contidas no Edital publicado. Disse ainda que pela primeira vez, a seleção do PPGPACS começará pela análise do pré-projeto conforme o calendário e que, em hipótese alguma este deverá ter a identificação do candidato, mas que não pode deixar de mencionar uma das duas linhas de pesquisas do programa, a saber: Linha 1 - Patrimônio Cultural: Identidades e Sociedade; Linha 2 - Patrimônio Cultural: Memória e Sociedade. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 Reais e os candidatos deverão se inscrever exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA, da UFRRJ, no link https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=pprocesso&nivel=S.

Ao final, o coordenador agradeceu e se despediu desejando sucesso na seleção e esperando encontrar todos na aula de abertura do primeiro semestre letivo do ano de 2020, como mestrandos do PPGPACS.

Para mais informações, os candidatos podem escrever para o e-mail: secretariappgpacsufrrj@gmail.com.