NOVAS SECRETÁRIAS TOMAM POSSE NO PALÁCIO GUANABARA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

7 de ago. de 2019

NOVAS SECRETÁRIAS TOMAM POSSE NO PALÁCIO GUANABARA


Por Carolina Perez

As novas secretárias de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristina Quaresma, e de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficiência, major Fabiana Silva, tomaram posse na tarde da última terça-feira (6). A criação da segunda pasta, sem aumento de despesas, foi publicada na edição da hoje do Diário Oficial, junto com as respectivas nomeações. A cerimônia, no Palácio Guanabara, foi conduzida pelo governador Wilson Witzel, que ressaltou a importância das secretarias.

– O papel destas duas mulheres, que integram a partir de hoje o nosso governo, será para ajudar a quem mais precisa. É preciso ajudar as pessoas que, em algum momento da sua vida, não puderam ter mais um teto ou um emprego. Vamos acolher essas pessoas e devolver a dignidade a elas. Além disso, é fundamental cuidar das vítimas da violência, que perderam seus entes queridos – disse o governador.

A Secretaria de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficiência tem por finalidade a coordenação e operacionalização das políticas públicas para a defesa das mulheres, pessoas com deficiência, agentes públicos de segurança pública e seus familiares, vítimas de violência, além da proteção e da promoção dos direitos de pessoas com deficiência.

A nova secretaria deverá elaborar e submeter a sua estrutura e regimento interno à Secretaria de Estado da Casa Civil em até 30 dias. Até que se opere a transferência de cargos e a adequação orçamentária, a nova pasta irá desenvolver resolução conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que ficará responsável pelos atos de gestão de pessoal e de ordenação de despesa.

– Esta é uma secretaria inédita no país, que terá uma gestão e um olhar humanizados para a vítima do crime organizado. Teremos a responsabilidade de zelar pela vítima de violência e seus familiares – disse Fabiana.

Major da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Fabiana Silva foi eleita deputada federal em 2018. Na Câmara dos Deputados, foi titular das comissões de Desenvolvimento Urbano, de Defesa dos Direitos da Mulher e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Formada em direito e pós-graduada em ciências jurídicas, já comandou importantes unidades da Polícia Militar.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOSCristina Quaresma foi nomeada para o lugar de Fabiana Bentes. Com formação nas áreas de assistência social e educação, Cristina foi secretária de Assistência Social da Prefeitura de Mesquita de 2016 a agosto deste ano. Cristina também atuou como secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, nos períodos entre 1996 e 2004 e 2013 e 2016. Na Prefeitura de Queimados, foi secretária de Assistência Social e subsecretária de Segurança de 2005 a 2012.

Foto - Divulgação