GUARDA AMBIENTAL MUNICIPAL APRESENTA NOVOS AGENTES - Correio da Lavoura

Últimas notícias

4 de jul de 2019

GUARDA AMBIENTAL MUNICIPAL APRESENTA NOVOS AGENTES

As áreas verdes e a vida silvestre de Nova Iguaçu ganharam novos protetores. Na última quarta-feira (3), 11 novos agentes, todos aprovados em concurso público, ingressaram na Guarda Ambiental Municipal (GAM) e receberam a missão de proteger a natureza que ocupa cerca de 65% dos 520 quilômetros quadrados de território da cidade. A apresentação aconteceu no Paço Municipal.

Os novos guardas ambientais se juntam a outros 13 concursados que ingressaram no ano passado e outros nove contratados, totalizando 33 membros na equipe. Com o reforço no efetivo, a GAM vai ampliar a área de cobertura das suas ações.

“Teremos mais um time em campo para cuidar, preservar, proteger, educar e fiscalizar nossas áreas verdes. Nossos agentes têm feito um grande trabalho, e este reforço será fundamental para a prestação de um serviço ainda melhor ao meio ambiente”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), Fernando Cid, que deu boas-vindas aos novos agentes.

Apresentados oficialmente, os novos guardas ambientais começaram na última quinta-feira (4) uma série de capacitações que vão desde o conhecimento de como se conduzir em áreas de florestas e fiscalização ambiental, às técnicas de montanhismo e sobrevivência na selva. “O trabalho de um guarda ambiental é totalmente diferente do que faz um guarda municipal, pois é muito técnico e específico. Por esta razão os cursos são muito importantes para que eles possam atuar com segurança na proteção à nossa natureza”, explica Marcelo Gonçalves, responsável pelo treinamento dos novos guardas ambientais.

Quem já está ansioso para esta nova etapa é Jackson Moreira da Conceição. Apaixonado pela natureza, como ele mesmo se descreve, o jovem de 24 anos diz que a expectativa é positiva para o trabalho que vai realizar junto aos novos colegas. “Temos pessoas bem capacitadas e estamos focados em dar nosso melhor para proteger o meio ambiente, principalmente na prevenção de incêndios das áreas verdes e no combate à caça de animais silvestres, dois grandes problemas na cidade”, disse Jackson.

Também participaram da cerimônia de apresentação dos novos guardas ambientais o vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o Ferreirinha, e o superintendente de Áreas Verdes da cidade, Hélio Vanderlei.

Crédito - Raphael Bittencourt