CONCILIAÇÕES ENTRE CONSUMIDORES E EMPRESAS AUMENTARAM EM 66% - Correio da Lavoura

Últimas notícias

25 de jul de 2019

CONCILIAÇÕES ENTRE CONSUMIDORES E EMPRESAS AUMENTARAM EM 66%


O Procon-RJ registrou, nos primeiros seis meses deste ano, um aumento de 66% no número de conciliações entre consumidores e empresas em todo o estado em relação ao ano passado. Responsável por receber as queixas dos clientes, o projeto ‘Expressinho’ reúne representes de empresas de telefonia, bancos, concessionárias de serviços públicos e supermercados na sede do órgão, no Centro do Rio. Com funcionários desses estabelecimentos presentes quando o consumidor faz a queixa, a conciliação entre cliente e empresa - mediada pelo Procon - acontece naquele momento.

- Estava entre as metas do Procon-RJ o aumento no número de atendimentos, fiscalizações e, principalmente de conciliações, pois entendemos que consumidor busca uma solução mais rápida, especialmente o turista. Este tipo de atenção, além de ser menos desgastante para o consumidor, que já está passando por um problema, é importante para a empresa também, que evita processos administrativos e possíveis multas – explicou o presidente do órgão, Cássio Coelho.

As adesões mais recentes são a do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio) e da Hotéis Rio. As entidades representam, respectivamente, 11 mil estabelecimentos do segmento de gastronomia e 150 hotéis na capital. Os turistas que visitarem a cidade do Rio e os consumidores fluminenses em geral têm acesso, na sede do Procon-RJ, a uma solução rápida de queixas relacionadas ao atendimento e serviços prestados.

- Também fizemos um trabalho de aproximação com entidades que representam os supermercados e hotéis, o que resultou nos convênios de adesão dessas empresas ao ‘Expressinho’. Outra iniciativa positiva foi o reforço e treinamento das equipes do Procon, que são responsáveis pelos atendimentos, fiscalizações e conciliações – complementou Cássio, que finalizou:

- A nova gestão do órgão tem uma nova metodologia, que é guiada pelo planejamento estratégico das ações. As fiscalizações, por exemplo, estão sendo focadas nas empresas com mais índices de reclamações no ranking. O Procon-RJ tem como foco o atendimento e a proteção ao consumidor e vê com grande importância a busca da conciliação entre consumidores e empresas.

Representantes de outros setoresO Projeto Expressinho na sede do Procon Estadual conta com representantes das empresas Light, Oi/Telemar, Claro/Net/Embratel, Itaú, Asserj, Bradesco, Caixa e Santander que atendem aos consumidores assim que eles prestam a queixa presencialmente no local. Para denúncias e orientações, o Procon-RJ dispõe o telefone 151, além do aplicativo para smartphone, site www.procononline.com.br.

Reclamações também podem ser feitas pelo aplicativo e pelo site, além do atendimento presencial. O Procon-RJ fica na Av. Rio Branco, 25, 5° Andar, no Centro do Rio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.