CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICOS INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DA PGM - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de jun. de 2019

CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICOS INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DA PGM

Não basta dar a oportunidade do estágio. É preciso capacitar o futuro profissional. É com este pensamento que a Procuradoria Geral do Município de Nova Iguaçu (PGM-NI), por meio do seu Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), vem investindo no desenvolvimento das habilidades e conhecimentos dos estagiários que ingressaram no órgão ao serem aprovados Exame de Seleção para o 1º Programa de Estágio Forense, realizado no ano passado.

As capacitações tiveram início em outubro. Desde então os estagiários participaram de mais de 25 cursos e palestras oferecidas não só pelos procuradores do município, mas também por convidados como a procuradora federal da Advocacia Geral da União – AGU, Daniela Carvalho, que abordou o tema ‘Responsabilidade Civil Ambiental’. A última aula deste primeiro semestre de formação do programa de estágio aconteceu na última quinta-feira (27), com Rodrigo Nascimento Silva, subsecretário municipal de Controle Geral, que falou sobre Controle Interno.

“Estamos encerrando este primeiro ciclo de capacitações com um saldo muito positivo. Foram quase 30 horas de aulas sobre os mais diversos temas que, somados à rotina diária da PGM, dão aos estagiários a oportunidade de vivenciar experiências com a advocacia pública municipal. Além disto, os cursos foram benéficos não somente para os estagiários, mas para todos os funcionários que participaram e puderam se reciclar”, afirma o procurador-geral do município, Rafael Alves de Oliveira.

Um dos estagiários que participou das capacitações foi Vítor Duarte Ferreira, aluno do último período da faculdade de Direito. Aos 23 anos, o jovem afirma que busca extrair ao máximo dos cursos oferecidos pela PGM e que graças ao aprendizado adquirido já foi possível decidir a carreira que seguirá.

“A PGM trouxe palestrantes especializados, até mesmo pessoas do TCU. Foi excelente. Cheguei aqui ainda sem saber o que fazer, mas já decidi, quero ser procurador. Atualmente faço preparatório para a residência da Procuradoria Geral do Estado, mas posteriormente pretendo me tornar procurador de Justiça”, revela Vítor, que teve a oportunidade de ser um dos palestrantes durante as capacitações. “Fiz uma apresentação sobre atos administrativos e controle, tema do meu artigo de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Foi uma grande oportunidade dada pela PGM, extremamente gratificante”, conclui.

Capacitações para novos estagiários – As palestras e cursos promovidos pela PGM continuarão a ser oferecidos no segundo semestre do ano. Desta vez, elas vão contemplar também os novos convocados pela PGM, aprovados no 1º Programa e Estágio Forense. A primeira aula será no dia 1º de agosto com o juiz da 2ª Vara Cível de Nova Iguaçu, Wilson Marcelo Kozlowski Junior. Ele irá falar sobre o Conceito do Direito.

“Estamos convocando mais 37 pessoas aprovadas em nosso processo seletivo para estagiarem conosco. Assim como as que já estão aqui, elas irão aprender sobre como é feita a contratação de um serviço público, a aquisição de bens, a promoção das execuções fiscais e a dívida ativa pública do município, entre outras atividades de responsabilidade da Procuradoria Geral Municipal. Será uma ótima oportunidade para quem tem o objetivo de seguir uma carreira pública”, garante o procurador-geral.

A nova convocação de aprovados foi publicada no Diário Oficial no dia 19 de junho e contempla os classificados entre a 85ª e a 121ª posições. Os convocados têm até o dia 28 para irem à sede da PGM, na Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 335, Centro, munidos de original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e declaração da universidade. O atendimento acontece das 10 às 17h.

Crédito - Raphael Bittencourt