CÂMARA DE NOVA IGUAÇU REALIZA AUDIÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

20 de jun. de 2019

CÂMARA DE NOVA IGUAÇU REALIZA AUDIÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Felipinho Ravis
Durante quase 4 horas, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu, através de sua Comissão de Educação e Cultura, realizou na última quinta-feira, dia 19, audiência pública que apresentou um panorama sobre a gestão da Secretaria de Educação da cidade. Convidada pela Casa, a secretária da pasta, Maria Virgínia Andrade Soares, apresentou as ações que vêm sendo empreendidas e respondeu aos questionamentos dos vereadores e do público.

O presidente da Câmara, Felipe Rangel Garcia, Felipinho Ravis, abriu o evento falando sobre a importância da educação na vida das crianças, lembrando a dura realidade da vida de muitas, que só conseguem se alimentar através da merenda que recebem na escola. Felipinho mencionou a licitação em curso para a realização das reformas nas unidades. Maria Virgínia comentou a fala do presidente, explicando que alimentação escolar é constituída pelo café da manhã, almoço, jantar, lanche e sobremesa. “Contamos hoje com 64 unidades escolares, muitas com o planejamento de reformas já em curso. Kit escolar, uniformes, material esportivo e mobiliário já foram entregues em todas neste ano”.

A secretária municipal de Educação, Maria Virgínia
Através do Plano Municipal de Educação, a secretária explicou como a Prefeitura tem colocado em prática ações para o cumprimento das 20 metas que englobam o oferecimento de uma educação justa e igualitária. A vereadora Renata da Telemensagem perguntou se o déficit de professores na rede tem prejudicado o cumprimento da metas. Virgínia explicou que já realizaram todos os remanejamentos possíveis e que a realização de um concurso público no 2º semestre deste ano irá acontecer para atender de forma satisfatória o município.

O vereador Dr. Cacau disse que algumas escolas do 3º distrito sofrem com a falta d’água. A secretária solicitou ao vereador o nome das unidades. Segundo ela, onde existe este problema a unidade recebe caminhão pipa para seu abastecimento regularmente.

Alcy Maihoni, Jayme Soares, a vereadora Renata, o vereador Alexandre e a secretária Maria Vírginia
O vereador Marcelo Lajes falou sobre a denúncia que recebeu a respeito de funcionários da empresa terceirizada Prime, que estariam com seus salários atrasados. Maria Virgínia disse que a questão está sendo resolvida pela Secretaria de Administração.

Paulo da Costa Pinheiro, vereador Paulinho da Padaria, solicitou à secretária atenção especial com escolas que precisam ser reformadas. Virgínia respondeu que as reformas estão em curso e lembrou que muitas unidades não recebiam qualquer manutenção há mais de 10 anos. Alexandre da Padaria, vereador líder de governo, agradeceu a vinda da secretária e sua equipe à CMNI. Jayme Soares, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, e Alcy Maihoni, do Fórum Popular de Educação de Nova Iguaçu, fizeram parte da mesa que conduziu a audiência.

Durante quase 4 horas, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu, através de sua Comissão de Educação e Cultura, realizou na última quinta-feira, dia 19, audiência pública que apresentou um panorama sobre a gestão da Secretaria de Educação da cidadeA Comissão de Educação e Cultura da Câmara tem como presidente a vereadora Renata da Telemensagem, vice-presidente Felipinho Ravis e Alexandre da Padaria como membro