NOVA IGUAÇU TERÁ 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA - Correio da Lavoura

Últimas notícias

8 de mai de 2019

NOVA IGUAÇU TERÁ 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA


Aos 72 anos, Nadir Braga da Silva, sabe bem o que é manter o corpo e a mente sempre ativos. Acorda às seis da manhã, faz caminhada, dança, ginástica, e ainda participa das atividades do Espaço Municipal da Terceira Idades (Esmuti), da Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu. 

A vida ativa é um dos desafios da terceira idade que Dona Nadir, como é conhecida, busca vencer todos os dias. E este será o tema de debate em Nova Iguaçu para a 3ª Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 10 de maio.  

“Envelhecer se torna mais fácil quando nos mantemos em movimento. E quando temos ações públicas voltadas para nós, é melhor ainda para qualidade de vida. Acredito que o segredo da melhor idade é isso, manter o corpo e a mente sempre trabalhando, levando uma vida mais leve e feliz”, garante Dona Nadir. 

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, a conferência tem como proposta envolver discussões sobre Saúde, Assistência Social, Educação, direitos, Previdência, moradia, transporte, Cultura, Esporte e Lazer. 

Na ocasião, será realizada também a eleição dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e os delegados para 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece em agosto.  

“A discussão do controle social para o idoso é fundamental para a inclusão dentro das políticas públicas. Além disso, o evento é uma forma democrática de debate onde a presença da sociedade é muito importante”, explica a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria da Conceição Luz Ferreira.

A 3ª Conferência Municipal dos Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada das 9h às 17h, na Casa do Professor (sede da Secretaria Municipal de Educação), na Avenida Abílio Augusto Távora, 1806 – Bairro da Luz – Nova Iguaçu, Centro. Podem participar representantes de toda a sociedade civil e do poder público. As inscrições serão feitas no local.