SES inaugura Serviço de Diagnóstico de Patologia de Mama no Hospital da Mulher - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de abr. de 2018

SES inaugura Serviço de Diagnóstico de Patologia de Mama no Hospital da Mulher


Unidade localizada em São João de Meriti ganhou novo mamógrafo, com capacidade para realizar 2 mil exames por mês


Referência no atendimento de alta complexidade às mulheres no Estado do RJ, o Hospital da Mulher conta também com outro aparelho de mamografia, além de raio X móvel e fixo e ultrassonografia.


O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., e a primeira dama Maria Lucia Cautiero Horta Jardim inauguraram na última quinta-feira (5) o Serviço de Diagnóstico de Patologia de Mama. O setor funciona no Hospital Estadual da Mulher, em São João de Meriti, e passa a contar com mais um mamógrafo com capacidade para realizar 2 mil exames por mês.

- A mamografia é um exame fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Hoje oferecemos esse exame em várias unidades da rede estadual e agora estamos ampliando o serviço no Hospital da Mulher. Geralmente se fala sobre o câncer de mama em outubro durante as comemorações do Outubro Rosa, mas esse assunto precisa fazer parte de nossa rotina. O diagnóstico precoce salva vidas, por isso, investimos também na retomada do mamógrafo móvel, que retomou suas funções na semana passada e passará a percorrer todo o estado dando suporte aos municípios – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Referência no atendimento de alta complexidade às mulheres no Estado do RJ, o Hospital da Mulher conta também com outro aparelho de mamografia, além de raio X móvel e fixo e ultrassonografia.

- Temos a certeza de que esse aparelho será muito importante para as mulheres da região.  Esse hospital é uma referência no atendimento especializado às mulheres e contar com um aparelho de ponta como este vai reforçar esse trabalho – disse a primeira dama.

Também participaram da inauguração o prefeito de São João de Meriti, Dr. João, o deputado estadual, Marcelo Simão e vereadores da região.

Hospital da Mulher – Primeiro hospital da rede estadual de Saúde totalmente especializado no acolhimento às gestantes e bebês de médio e alto risco, a unidade realiza cerca de 6 mil atendimentos por mês e conta com leitos de UTI e UI Neonatal e uma equipe de profissionais especializados. O hospital também oferece o serviço SOS Mulher, que acolhe vítimas de violência a partir de 12 anos de idade, a Casa da Mãe, onde mães que têm filhos internados e que moram longe da unidade podem ficar hospedadas, além de um Banco de Leite, que recebe doações para as pacientes.

Mamógrafo Móvel – Na semana passada, a SES retomou o atendimento no Mamógrafo Móvel – caminhão itinerante para realização de mamografia. O equipamento ficou essa semana até ontem (sexta-feira, dia 6), na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu. Com isso, além de oferecer a mamografia nos polos de diagnóstico da rede estadual, a população também volta a contar com o atendimento itinerante. O aparelho percorre várias cidades do Estado, oferecendo exames e dando apoio aos municípios.


Divulgação/SES